CUIDADO: O que acontece se você adiantar as parcelas do Saque-Aniversário do FGTS?

Adiantar parcelas do saque-aniversário funciona como um empréstimo, e exigem alguns cuidados para não comprometer seu FGTS.

Quando um trabalhador opta por aderir a modalidade de saque-aniversário do FGTS, ele também pode adiantar até 5 parcelas anuais.

Mas, assim como a adesão ao saque-aniversário precisa de atenção com alguns pontos para evitar arrependimentos, a antecipação de parcelas também merece cuidados.

Publicidade

Publicidade

Isso porque a antecipação do saque-aniversário funciona como um empréstimo, então depende de um planejamento semelhante ao que deve ser feito por quem deseja solicitar crédito. Confira a seguir alguns cuidados que você deve tomar antes de adiantar estas parcelas.

adiantar saque aniversário
Entenda o que acontece se o trabalhador adiantar parcelas do saque-aniversário. Foto: Divulgação

Leve em consideração estes pontos ao fazer o adiantamento do Saque-Aniversário 2022 FGTS

Como a antecipação de parcelas do saque-aniversário funciona como um empréstimo, ela inclui cobrança de juros, impostos e outras taxas. Assim como acontece nos demais tipos de empréstimos, as taxas variam conforme o banco.

Enquanto o trabalhador paga o empréstimo/antecipação, o valor que ele receberia pelo saque-aniversário vai para o banco credor, ou seja, funciona como uma garantia. Após quitar a antecipação, o trabalhador volta a receber as parcelas anuais.

Publicidade

Publicidade

Mas, segundo a educadora financeira Cintia Senna, é fundamental refletir sobre a necessidade de dinheiro antes de escolher esta opção. Para ela, é preciso ter uma necessidade extrema para adiantar parcelas do saque-aniversário. Em casos de contas atrasadas ou dívidas do dia a dia, por exemplo, não vale a pena.

Enquanto isso, Gecilda Esteves, professora do Ibmec-RJ, aponta que a opção só é vantajosa se servir para trocar dívidas mais caras por outras mais baratas. Ou seja, se o contribuinte tiver juros do cartão ou do cheque especial, por exemplo, a antecipação pode ser uma boa.

Por que você não deveria fazer o adiantamento do Saque-Aniversário do FGTS

Enquanto isso, em relação aos motivos para não adiantar parcelas do saque-aniversário do FGTS, o primeiro a se destacar é justamente um que faz a própria modalidade não valer a pena.

Estamos falando da perda do direito ao valor integral do FGTS em demissões sem justa causa, que vale para todas as pessoas que aderem ao saque-aniversário.

Mas no caso das pessoas que já aderiram à modalidade, não vale a pena adiantar parcelas só para ter acesso ao dinheiro neste momento de crise. Afinal, o Fundo de Garantia serve para garantir poder de compra em situações de emergência, e comprometer parte deste valor em empréstimo pode custar caro lá na frente.

Para mais detalhes sobre como funciona o saque-aniversário, veja a página de saques do FGTS no site da Caixa.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário