Auxílio Brasil 2022: pagamento hoje (22). Quem recebe? Valores e onde receber

Flavio Carvalho

22/03/2022

A Caixa Econômica Federal faz hoje (22) mais um pagamento do Auxílio Brasil 2022, com repasse para beneficiários com NIS (Número de Identificação Social) final 3.

Tem direito ao benefício as famílias que cumprem os requisitos de renda do programa e que possuem CadÚnico atualizado nos últimos dois anos.

A seguir, apresentamos todos os detalhes sobre o pagamento do Auxílio Brasil 2022, além das demais datas do calendário do programa. Acompanhe!

Quem recebe o Auxílio Brasil 2022 hoje (22)?

Auxílio Brasil 2022: pagamento hoje (22). Quem recebe? Valores e onde receber

Apenas beneficiários com NIS final 3 recebem hoje. Aqueles que têm NIS final 1 e 2 também já receberam o benefício. Os pagamentos da parcela de março seguem até o final do mês.

Qual o valor do Auxílio Brasil 2022?

A parcela mínima é de R$ 400,00 para famílias beneficiárias. Esse total pode ser maior devido aos benefícios adicionais do programa, que são pagos para quem cumpre pré-requisitos especiais para recebê-los.

Ainda não se sabe se o valor de R$ 400,00 será mantido nos próximos anos. O governo federal fez manobras no orçamento para ter dinheiro em caixa para pagar o Auxílio Brasil nesse valor somente até dezembro de 2022.

Inclusive, essa medida é encarada como mais uma de Jair Bolsonaro para melhorar sua imagem, especificamente entre famílias de baixa renda, para tentar uma reeleição neste ano.

Por onde receber o Auxílio Brasil 2022?

O pagamento do Auxílio Brasil é feito da mesma forma que o Bolsa Família. Portanto, se recebia por plataforma social, o pagamento segue da mesma maneira. Neste caso, basta utilizar o cartão do programa e senha para efetuar o saque.

Se receber o Auxílio Brasil por poupança social digital, a movimentação do dinheiro é pelo aplicativo Caixa Tem. É possível utilizá-lo para pagar contas no app usando o código de barras da fatura.

Outra opção é pagar contas usando o saldo disponível em conta por meio de QR Code ou cartão de débito virtual gerado no app Caixa Tem. Prefere transferir o dinheiro entre contas bancárias? Sem problemas, também há essa alternativa! Transfira por Pix, TED ou DOC.

Todas as formas de transferência são gratuitas, o que varia é o tempo de compensação do dinheiro na outra conta. Por Pix, ela acontece em poucos segundos. Já por TED e DOC pode demorar um dia.

Também há a opção de saque do Auxílio Brasil 2022 e nesta alternativa é preciso gerar um código autorizador no aplicativo Caixa Tem. Basta acessar a função de saque sem cartão para gerá-lo.

Uma vez gerado, o código é exibido na tela de seu celular e tem validade de uma hora. Se não conseguir utilizá-lo nesse período é só acessar o aplicativo e gerar outro.

O saque está disponível em lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e caixas eletrônicos de agências da Caixa Econômica Federal.

Como consultar o Auxílio Brasil

A consulta Auxílio Brasil é importante para conhecer o status do benefício. Abaixo, indicamos como fazê-la online:

Aplicativo Caixa Tem

  1. Baixe o aplicativo Caixa Tem na Play Store ou App Store;
  2. Toque no ícone do aplicativo e selecione “entrar”;
  3. Informe seus dados pessoais. Se não tiver cadastro, faça um com registro de senha de acesso;
  4. Selecione “Auxílio Brasil – consulte seu benefício”, item disponível no menu de serviços;
  5. Toque em “ver meu benefício”.

Aplicativo Auxílio Brasil

  1. Baixe o aplicativo Auxílio Brasil na Play Store ou App Store;
  2. Toque em “consultar”;
  3. Informe a senha usada no aplicativo Bolsa Família, senha Caixa Tem ou cadastre uma senha de acesso, se for seu primeiro acesso;
  4. Selecione “consulta do benefício”.

Calendário do Auxílio Brasil 2022

O calendário de pagamentos do Auxílio Brasil possui datas definidas de acordo com o dígito final do NIS dos beneficiários. A seguir, apresentamos o calendário completo e atualizado do programa:

Calendário Auxílio Brasil 2022

Pagamento do Vale-gás em março

O governo também já iniciou os pagamentos do mês de março do Vale-gás. Trata-se de um benefício que paga 50% do valor do botijão de gás de 13 quilos usado em ambiente residencial.

Para recebê-lo, a família precisa cumprir os critérios de renda e ter CadÚnico atualizado nos últimos dois anos. O calendário de pagamentos do Vale-gás é o mesmo do Auxílio Brasil e os beneficiários podem receber as duas parcelas no mesmo dia.

Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

0

Aguarde, procurando sua resposta