O que é Gamificação e por que tantos bancos estão oferecendo?
Entenda o que são as ações de Gamificação adotadas pelos bancos e como isso pode ajudar no relacionamento entre instituições e clientes.
Nos últimos anos, bancos digitais e “tradicionais” vêm utilizando uma estratégia conhecida como “Gamificação” para tentar melhorar a experiência dos clientes.
Para entender o que é a chamada Gamificação e por que os bancos estão adotando este tipo de solução, continue acompanhando o texto abaixo.
O que é a Gamificação adotada por bancos?
Conforme o nome já indica, Gamificação vem de games. Ou seja, é uma estratégia na qual os bancos usam mecânicas de jogos para interagir com os seus clientes.
Como atualmente grande parte dos usuários de bancos gerenciam suas contas por aplicativos em seus celulares, principalmente os mais jovens, a Gamificação cria metas e missões através destas plataformas para que os usuários possa cumprir e ganhar recompensas.
Na maior parte dos casos, os objetivos são relacionadas à rotina financeira dos clientes. Se um usuário concentrar suas transações no cartão de crédito ou movimentar determinados valores por Pix, por exemplo, ele pode ganhar prêmios previstos pelas instituições.
Além disso, a Gamificação também é usada para promover a educação financeira dos usuários. Isso porque estas ações ajudam a simplificar o entendimento de operações e permitem que o cliente conheça melhor sua rotina financeira e relação com o banco.
Por que os bancos investem neste tipo de ação?
A Gamificação torna a relação com o banco mais lúdica, sem tantas formalidades. Nesse caso, um dos objetivos é engajar e aproximar o cliente dos produtos e da própria instituição, melhorando o relacionamento.
Com um mercado cada vez mais competitivo, principalmente com o crescimento de bancos e carteiras digitais, é fundamental para as empresas oferecer produtos diferenciados e buscar a fidelidade de clientes.
Nesse caso, a Gamificação ajuda em ambas as situações. Afinal, este tipo de ação permite que o banco tenha um produto único para oferecer na hora de atrair novos clientes, e ajuda a manter o usuário quando funciona.
Um dos exemplos de estratégia de Gamificação que podemos citar é o Nunos, programa de relacionamento do Nubank. Por meio do Nunos, os clientes podem conseguir recompensas como cupons de desconto e cashback.