O que é o PIX? Para que serve? Vantagens e desvantagens!

O que é o PIX? Confira tudo que você precisa saber sobre esse novo método de pagamento que está dando muito certo, tudo aqui No Detalhe.


Em novembro de 2020, foi lançado pelo Banco Central (BC) o sistema de pagamentos que prometia ser mais rápido, prático e barato do que meios de pagamento tradicionais como o TED, DOC e o conhecido boleto.

O PIX tinha por finalidade facilitar a vida de milhões de brasileiros que lidam diariamente com a burocracia dos bancos e das instituições em geral.

Mas você sabe o que é o PIX?

O que é o PIX e para que serve?

O PIX é um sistema de pagamentos e transferências instantâneo, que funciona o dia todo, a semana inteira, em finais de semana e feriados nacionais. Toda a tecnologia e o funcionamento do PIX são providos pelo Banco Central.

O grande diferencial do PIX é que ele não demanda um intermediário: o Provedor de Sistema de Pagamento (PSP), que provê a infraestrutura para integrar o sistema de pagamento, se conecta diretamente com o BC. Isso reduz custos e um tempo significativo.

Agora, transações que levavam horas ou mesmo dias para serem confirmadas, caem na conta na mesma hora.

O que é o pix (2)
Fonte/Reprodução: original

O meio principal que o sistema de pagamentos instantâneos utiliza para identificar os dados da conta bancária de alguém é a chave PIX. Essa chave pode ser o seu número de telefone, CPF, e-mail, QR code, uma chave aleatória, etc.

É um modo de facilitar as transações e ao mesmo tempo proteger seus dados bancários.

Quais as vantagens e desvantagens do PIX?

Como tudo na vida, o PIX tem suas vantagens e desvantagens, ainda que a primeira seja muito maior que a última:

Vantagens do PIX

  • Rapidez: o sistema PIX é instantâneo, o que facilita muito a nossa vida.
  • Disponibilidade: é um meio de pagamentos que está disponível a todo instante, até em dias que não são úteis.
  • Segurança: as transações são administradas pelo BC, o que facilita o rastreio e o estorno do dinheiro em possíveis fraudes, além de ter o limite noturno que previne golpes.
  • Amplitude: as principais empresas do varejo já aceitam o PIX, e os restaurantes e até pequenos negócios aderem cada vez mais.
  • Conveniência: é muito intuitivo e pode ser facilmente dominado pelo público em geral.

Desvantagens

As potenciais desvantagens do PIX dependem muito do perfil do usuário. Para quem está acostumado com transferências bancárias tradicionais e nunca utilizou o PIX, inicialmente os mecanismos de chave PIX podem ser uma quebra de conceitos. Mas sempre existirão novidades, e elas sempre vão implicar em uma dificuldade inicial.

Uma das dificuldades que alguns colocavam era do fato de não existir estorno em caso de engano ou fraude, o que o BC já solucionou, quando adicionou a possibilidade de devolução.

Além disso, as instituições financeiras já oferecem serviços com uma interface intuitiva e atrativa, o que minimiza eventuais dificuldades no uso da tecnologia.

Como em um ano de funcionamento o PIX  beneficiou a vida do brasileiro?

Em pouco mais de um ano de funcionamento, a ferramenta já faz parte da vida geral dos brasileiros. Cerca de 60% da população já utilizou o meio de pagamentos ao menos uma vez. 

O PIX deu aos brasileiros uma excelente forma de realizar pagamentos. Agora, não é necessário andar apenas com dinheiro físico, nem andar apenas com o cartão de crédito. Com o celular, tudo é possível.

Ao contrário do que se poderia imaginar, que a ferramenta poderia não ser democrática por ser uma tecnologia nova, nas ruas percebe-se a grande adesão por parte das pessoas e dos comerciantes.

Hoje, mais de 33 milhões de brasileiros afirmam usar apenas o PIX. O sistema chegou a bater a marca de 50 milhões de transações em um único dia. A tendência é que esse volume aumente cada vez mais.

O PIX tem papel importante na inclusão. Dados mostram que entre março e outubro, a quantidade de pessoas consideradas de baixa renda que usam a nova ferramenta aumentou em mais de 130%. Além disso, cerca de 60% das transações são abaixo de R$ 100, o que reforça ainda mais o fator de inclusão social e financeira.

É certo que o PIX já teve diversas mudanças ao longo de um ano de funcionamento. Muito mais certo é que nos próximos meses e anos teremos muito mais mudanças para beneficiar os brasileiros.

Podemos esperar uma maior adesão do meio de pagamentos instantâneo e possivelmente a diminuição do uso de meios tradicionais  de transferência de dinheiro.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.