O que são plantas Suculentas? Guia definitivo para plantar em sua casa
Quer saber como você pode cultivar plantas suculentas no seu jardim? Confira o guia definitivo aqui no "No Detalhe"!
Você é novo em jardinagem, e está interessado em cultivar plantas suculentas no seu jardim? Então você está com sorte, pois aqui há um guia completo sobre como plantar e cultivar suculentas!
Confira também: Proteja seu pet: 7 plantas que são verdadeiros VENENOS a animais de estimação
Quando se fala em suculentas, as pessoas pensam que a palavra se refere a uma espécie específica de planta, mas, na verdade, as suculentas englobam uma quantidade enorme de plantas diferentes.
Então, sem mais enrolação, vamos logo ao que interessa! Pois depois da sua leitura, você conseguirá plantar suculentas no seu jardim como um profissional!
O que são plantas suculentas?
Como já foi dito anteriormente, suculentas se referem a uma grande quantidade específica de plantas, mais precisamente as que conseguem reter água em suas folhas, raízes ou caules.
Normalmente, as suculentas possuem folhas espessas e escuras; sendo assim, essas plantas conseguem guardar grandes quantidades de água no seu interior, podendo sobreviver em ambientes secos e áridos. O exemplo mais conhecido de suculentas são cactos.
Quais são as características dessas plantas?
Como essas plantas normalmente crescem em lugares áridos, elas precisam de muito sol, ou pelo menos apenas de claridade. Mas existem algumas exceções, pois há suculentas que preferem sombras. Elas também não precisam de muita água para sobreviver.
Existem milhares de tipos de suculentas pelo mundo, cada uma com as suas características próprias. Algumas são grandes, outras pequenas, umas possuem flores, algumas são mais comuns e outras mais raras.
Essas plantas são muito usadas para decoração de ambientes, normalmente em jardins e ambientes internos, justamente pelo fato delas possuírem belas aparências e por serem relativamente fáceis de serem cultivadas.
Como cultivar plantas suculentas no meu jardim?
Embora cultivar suculentas não seja algo tão difícil assim, é necessário prestar atenção em algumas coisas para que assim você não cometa erros e para que a sua suculenta possa crescer de forma saudável. Veja a seguir alguns passos importantes que precisam ser levados em consideração no momento de plantar e cultivar essas plantas.
1 – Escolha um vaso do tamanho ideal
Dependendo do tamanho da sua suculenta, é adequado que você escolha um vaso que seja proporcional ao tamanho da planta, ou seja, se ela for grande, escolha um vaso grande, e se ela for pequena, escolha um vaso pequeno.
Além disso, vale dizer que as suculentas não possuem raízes muito grandes, então não é necessário escolher um vaso muito fundo. Veja também se o vaso possui furos no fundo para drenar o excesso de água.
2 – Regue a planta só quando a terra estiver seca
Como suculentas conseguem sobreviver com pouca água, não é preciso ficar regando elas o tempo todo; na verdade, é recomendado regá-las somente quando a terra estiver seca.
Caso a terra estiver totalmente seca, isso indica que você poderá regá-la normalmente; mas se a terra ainda estiver molhada, evite regá-la, pois você correrá o risco de sobrecarregar a planta com água, apodrecendo as suas raízes e levando-a à morte.
3 – Deixe a planta suculenta em um local adequado
A maioria das suculentas precisa de sol pleno para se desenvolver, ou seja, de uma grande quantidade de luz solar. Porém, há outras que não precisam de tanta luz assim, e podem se desenvolver bem em sombras.
É importante que você conheça bem o tipo de suculenta que irá plantar, pois assim você evitará o risco de queimá-la no sol, ou dela não se desenvolver apropriadamente devido à falta de luz solar.
4 – Atenção se for plantar a suculenta direto na terra
Caso você vá plantar a suculenta diretamente no solo ao invés de em um vaso, leve em consideração essas coisas: a umidade, o sol e pragas. Se o solo for muito úmido, é bom providenciar uma drenagem, misturando areia e terra fértil no solo antes de plantar a suculenta.
É bom verificar se há luz suficiente para a planta no local do seu jardim, para evitar queimaduras na planta e para que ela cresça bem. Por fim, fique atento a insetos e pragas, pois eles atacam plantas devorando as suas folhas; caso apareça alguns, você pode usar inseticidas da sua escolha para espantar os bichos.
Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
Tenha um jardim controlado: 5 plantas que não crescem muito