Pagamento do Auxílio Brasil HOJE (14). Quem recebe? Qual valor?
O calendário de dezembro do Auxílio Brasil continua nesta terça-feira, e a seguir você confere quem recebe o pagamento hoje.
Nesta terça-feira (14/12), beneficiários do Auxílio Brasil com Número de Inscrição Social (NIS) terminado em 3 recebem o pagamento da segunda parcela do programa.
Normalmente, o calendário do programa segue nos últimos dez dias úteis do mês, mas em dezembro o cronograma é diferente. Por conta das festas de final de ano, os pagamentos começam e terminam mais cedo, assim como já acontecia no Bolsa Família.
Além disso, outra novidade na parcela de dezembro é o valor. Neste mês, o programa já conta com o benefício de no mínimo R$ 400 para todas as família atendidas. Sendo assim, quem recebe o pagamento do Auxílio Brasil hoje pode ter direito a um valor consideravelmente mais alto que o de novembro.
Entretanto, o Auxílio Brasil continua atendendo apenas as famílias que já recebiam o Bolsa Família. Isso porque o governo ainda não cumpriu a promessa de aumentar o número de beneficiários e zerar a fila do programa.
A partir de 2022, a expectativa é que o público do programa passe dos atuais 14,6 milhões de famílias para 17 milhões. Mas de 2023 em diante o programa segue sendo uma incógnita, pois o foco do Auxílio Brasil ainda está voltado ao próximo ano, quando o presidente Jair Bolsonaro (PL) deverá tentar a reeleição.
Calendário do Auxílio Brasil em dezembro
Além dos beneficiários com NIS final 3 que recebem hoje o pagamento de dezembro, outros três grupos do Auxílio Brasil ainda terão acesso à parcela nesta semana:
- NIS final 4 – 15/12 (amanhã);
- NIS final 5 – 16/12 (quinta-feira);
- Final 6 – 17/12 (sexta-feira).
Já os beneficiários com NIS terminado em 7, 8, 9 e 0 receberão a parcela de dezembro na próxima semana, entre os dias 20 e 23. Enquanto isso, os pagamentos para beneficiários com NIS final 1 e 2 já foram liberados.
Para sacar o dinheiro do Auxílio Brasil, é possível usar o cartão do Bolsa Família nos mesmos lugares em que as famílias retiravam o antigo benefício.
Além disso, o aplicativo Caixa Tem também pode ser usado para movimentar as parcelas do programa, e o antigo app do Bolsa Família já foi atualizado para o Auxílio Brasil.