Este tipo de pagamento está entre os favoritos dos brasileiro; Conheça o QR Code

Veja como fazer um pagamento com QR Code e como funciona esta modalidade que facilita muitas transações financeiras.


O pagamento com QR Code (ou Código QR) é uma alternativa que pode facilitar bastante uma transação financeira.

Durante a pandemia, esse tipo de operação ganhou mais popularidade por conta das medidas de prevenção à disseminação do novo coronavírus. Afinal, é possível pagar uma compra com QR Code tocando apenas em seu próprio celular.

Além disso, em alguns casos também é possível criar um QR Code para transferência de dinheiro entre amigos, por exemplo. A seguir, vamos explicar melhor como funciona este método de pagamento.

Como fazer um pagamento com QR Code?

Pagamento com QR Code: como funciona e como fazer
Veja como fazer um pagamento com QR Code. Foto: Studio Philippines/Canva

Na maioria dos casos, basta apontar a câmera do seu celular para um QR Code, confirmar os dados na tela e digitar sua senha para realizar um pagamento. Nesse caso, é só seguir os passos abaixo:

  1. Abra o aplicativo do banco ou instituição financeira em que você tenha conta;
  2. Em seguida, clique no botão relativo a pagamentos com QR Code ou no menu de Pix, caso o aplicativo não tenha esta opção logo na página inicial;
  3. No caso de pagamento via Pix, escolha a opção de Pix por QR Code;
  4. Depois disso, o app abrirá a câmera do seu celular, e é só apontá-la para o código, que pode estar na tela do computador, do caixa, da maquininha de cartão, em um boleto ou plaquinha disponibilizada pelo estabelecimento;
  5. Após enquadrar o código na tela, o aplicativo irá processar os dados da transação e você terá que verificar os dados e confirmar o pagamento com a sua senha ou digital.

Em alguns casos, o valor da operação aparecerá automaticamente na tela logo após a leitura, mas em outros é necessário digitar o valor no campo indicado.

Pagar com o link do QR Code

Outra opção de pagamento com QR Code é por meio de um link. Nesse caso, basta copiar o código e colar no aplicativo da instituição em que você tem conta.

Essa opção pode ser necessária quando o celular não consegue ler o código, por exemplo. Além disso, isso também é útil para pagamentos à distância, quando alguém envia o link para a pessoa que deve transferir o dinheiro.

Em alguns casos, este link já vem com o valor da transação, e basta conferir se está tudo certo antes de confirmar o pagamento.

Veja também: Como não cair no Golpe do QR Code falso do Pix

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.