PIS/Pasep tem pagamento de atrasados confirmado. Veja se você terá direito
Muitos trabalhadores não receberam o valor que tinham direito de PIS/Pasep em 2021 por conta da suspensão de pagamentos por parte do governo, que deve pagar os valores atrasados no ano que vem.
A justificativa para a suspensão dos pagamentos do abono salarial neste ano foi a necessidade de contenção de gastos devido aos impactos da pandemia de covid-19. Com a medida, mais de 10 milhões de trabalhadores não tiveram acesso ao dinheiro que devem receber pelo trabalho prestado em 2020.
Mas essas pessoas devem receber os valores atrasados de PIS/Pasep em 2022, o que ainda incluirá a correção do salário mínimo, que pode ser reajustado para R$ 1.210.
Quem terá direito aos pagamentos atrasados de PIS/Pasep?
Os trabalhadores que seriam contemplados com o pagamento do PIS/Pasep a partir de julho deste ano, terão direito ao benefício em 2022.
Vale lembrar que o PIS é destinado a pessoas que trabalham com carteira assinada em empresas privadas, enquanto o Pasep é voltado a servidores públicos. Em ambos os casos, para receber o abono salarial é preciso atender aos seguintes critérios:
- Estar cadastrado no PIS/Pasep há no mínimo cinco anos;
- Ter recebido remuneração média de até dois salários mínimos por mês com carteira assinada no ano-base (2020);
- Ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano-base, seja de forma consecutiva ou não;
- Ter seus dados devidamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.
A previsão é que os pagamentos atrasados do PIS/Pasep já iniciem em janeiro, mas nenhum calendário foi divulgado até o momento.
Como saber se tenho direito ao PIS/Pasep e qual o valor?
Para o trabalhador consultar se terá direito ao abono salarial, ele deve acessar o aplicativo Caixa Trabalhador, MEU INSS, ou ligar para a Central de Atendimento Caixa Cidadão pelo número 0800 726 0207.
Além disso, no caso dos servidores públicos, também é possível acessar o site do Banco do Brasil e baixar o aplicativo BB PASEP.
No caso do valor de PIS/Pasep ao qual o trabalhador tem direito, ele varia conforme o tempo trabalhado em 2020. Para entender como funciona o cálculo desse valor, basta conferir o nosso texto explicando sobre.