Como usar cartão virtual na maquininha?

Descubra como usar cartão virtual na maquininha e alternativas de cartões de crédito e débito que disponibilizam essa opção.

O cartão virtual de débito e crédito é disponibilizado pela maioria dos bancos atualmente. Trata-se de uma alternativa que permite que o usuário faça compras ainda que não tenha o cartão físico.

De maneira geral, o banco costuma indicar o uso do cartão virtual para pagamentos de compras virtuais, em aplicativos de delivery e streaming. Mas também dá para usá-lo na maquininha em lojas físicas.

Publicidade

Publicidade

Aqui, você descobre como usar cartão virtual na maquininha. Confira e passe a ter mais uma opção de pagamento de suas compras!

Como funciona o cartão virtual?

cartão virtual em maquininha

Trata-se de um cartão virtual que funciona como um segundo cartão de crédito ou débito. Ele é gerado por meio do aplicativo do banco e possui número, data de validade e código de segurança (CVV) diferentes do cartão físico. No entanto, está conectado à mesma conta (no caso da função de débito) ou limite e fatura (no cartão de crédito).

Todo cliente que possui o cartão do banco pode gerar a versão virtual no aplicativo, passando a ter um cartão extra prático e seguro para fazer compras online. Para isso, basta acessar o app, gerar a opção virtual e copiar seus dados na página de finalização da compra.

Publicidade

Publicidade

Como pagar com cartão virtual em uma maquininha?

É possível pagar compras com o cartão virtual em maquininhas por meio de aproximação, com o suporte NFC (Near Field Communication).

Você pode acessar o Google Pay, adicionar seu cartão virtual, ativar a função NFC e indicar no caixa da loja que deseja pagar por aproximação. Então, aproxime o celular da maquininha para que reconheça a transação.

Além do Google Pay, você pode utilizar o Samsung Pay, caso seu celular seja da Samsung e a empresa do cartão disponibilize essa alternativa. Além disso, também há a possibilidade de usar o Apple Pay, disponível no iPhone.

Outra opção de pagamento em maquininha é usar o QR Code. Neste caso, deve-se ativar a câmera de seu celular para ler o QR Code gerado pela maquininha e realizar a transação pelo aplicativo do banco.

Em ambos os casos, é obrigatório ter um celular no momento do pagamento da compra. Ele deve estar conectado à internet para conseguir realizar a transação normalmente.

Como saber se meu celular tem NFC?

Nem todo celular tem o suporte NFC que viabiliza o pagamento por aproximação. Mas como descobrir se o seu tem esse recurso? A seguir, indicamos um passo a passo para consulta:

  1. Acesse as configurações de seu celular;
  2. Digite “NFC” na barra de busca;
  3. Procure por NFC. Se a opção de habilitação não aparecer, isso significa que seu celular não suporta pagamentos por aproximação.

3 melhores cartões de crédito com a opção de cartão virtual

Publicidade

Publicidade

Hoje, vários bancos disponibilizam cartões de crédito e débito virtuais. Mas qual a melhor opção? Depende muito de seu perfil e dos benefícios que busca em um cartão. Confira, a seguir, três opções que se destacam no mercado:

1. Cartão Nubank

O Nubank disponibiliza um cartão de crédito e débito virtual que é gerado no aplicativo da fintech em poucos passos. Ele é conectado ao saldo da conta e à fatura e limite, embora tenha numeração e CVV diferentes.

O cartão pode ser desbloqueado após quatro dias que o cliente tiver cadastro aprovado pelo Nubank. Portanto, não precisa esperar o cartão físico chegar. Em caso de roubo, furto ou perda do cartão físico, o virtual continua funcionando normalmente.

2. PicPay

O PicPay disponibiliza o cartão virtual somente com a função de crédito. Caso queira um de débito, essa não é a melhor alternativa para você. O cartão virtual PicPay pode ser gerado no aplicativo do banco informando sua senha ou então por biometria.

Publicidade

Os dados do cartão ficam protegidos e somente o usuário consegue visualizá-los após informar a senha. O processo para gerá-lo é rápido e feito com poucos toques no celular.

Publicidade

3. Cartão Inter

O cartão virtual Inter está disponível com as funções de débito e crédito, com o diferencial de oferecer cashback. É fácil gerá-lo, basta acessar o aplicativo do banco, a opção de cartões e seguir as indicações dadas na tela.

O banco Inter também oferece a opção de controlar o cartão pelo app, com possibilidade de bloqueá-lo e desbloqueá-lo quando tiver interesse e em poucos passos.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário