PIX já é aceito por 8 em cada 10 restaurantes brasileiros: saiba como aplicar no seu estabelecimento

Com mais de sete meses desde seu lançamento no Brasil, o Pix já é um dos meios de pagamento mais aceitos pelos restaurantes do Brasil, chegando a quase 8 de cada 10 estabelecimentos.

O sistema de pagamentos do Banco Central representou uma verdadeira revolução na vida dos brasileiros. Isso porque hoje as pessoas conseguem realizar transações financeiras instantâneas e sem o pagamento de taxas. Dessa forma, modelos como TED e DOC tem caído cada vez mais em desuso.

Publicidade

Publicidade

Para os estabelecimentos comerciais as vantagens de se oferecer o sistema aos clientes também são numerosas. Ainda que inicialmente muitos empreendedores tivessem o “pé atrás” com a modalidade, não demorou muito para esses também perceberem o quanto poderiam ganhar ao aderir ao Pix.

Segundo pesquisa recente da Associação Nacional de Restaurantes (ANR) em parceria com o Instituto Foodservice e a Galunion Consultoria, 79% dos empreendedores entrevistados já aderiram a Pix em seus estabelecimentos. Isso representa quase 8 a cada 10 restaurantes brasileiros.

Segundo revelou a CEO da Galunion, Simone Galante, o maior objetivo do empresariado do setor de alimentos é permitir que os consumidores tenham a disposição a maior conveniência possível para realizar suas compras. Dessa forma, além do Pix, os estabelecimentos estão cada vez mais preocupados em aderir a outros métodos de pagamentos populares.

Publicidade

Publicidade

Com base nos dados dessa pesquisa, acompanhe a seguir as principais vantagens do Pix para estabelecimentos e como aderir ao sistema no seu negócio.

Veja também

5 vantagens de usar o Pix em restaurantes e lanchonetes

pix restaurantes

Quando o Pix foi lançado, mesmo com a possibilidade da adesão por empresas, muitas preferiram aguardar para ver de que forma o sistema iria se solidificar.

Acabou que o Pix é um sucesso e muitos clientes passaram a cobrar a aceitação desse meio de pagamento. Com isso, não apenas consumidores, mas empreendedores também passaram a ser beneficiados.

Veja a seguir os 5 principais benefícios de aceitar Pix no seu restaurante, lanchonete ou delivery.

Quase sem taxas de transação

Quem vende com máquina de cartão sabe que algumas das taxas cobradas pelas operadoras podem ser bastante incomodas, pois levam parte do lucro embora.

Publicidade

Publicidade

Com o Pix o empreendedor tem a vantagem de poder ter essas taxas completamente isentas pela sua instituição financeira, ou com cobranças muito abaixo do que seriam as das máquinas.

Vale lembrar que as transações de Pix entre contas de pessoas físicas são completamente gratuitas.

Dinheiro na hora ao aderir ao Pix em restaurantes

Outra grande vantagem do Pix é justamente a questão do dinheiro cair na hora na conta bancária de quem o receba. Ou seja, é o mesmo que estar recebendo em mãos.

Quando comparado novamente com a questão dos cartões, a vantagem é ainda maior já que para o recebimento com o cartão o estabelecimento pode levar de 7 a 30 dias para ter o dinheiro em conta. E, se desejar adiantar esse repasse, precisa pagar taxas, que novamente, levam a lucratividade embora.

Mais comodidade ao cliente

Publicidade

Quem trabalha com o público sabe o quão imprescindível é fazer o cliente se sentir confortável e dar o maior número de opções possível para ele concluir a sua compra.

Publicidade

Como o uso do Pix já se tornou “viral” ele representa mais uma facilidade para o cliente que quiser comprar, mas que, por exemplo, não possui cartões ou ainda dinheiro em mãos. O acesso rápido e prático pelo celular e a transferência de valores entre compras tornou as ações de compras ainda mais fáceis. Um ganho e tanto para os negociantes.

Segurança com o Pix em restaurantes

Assim como os cartões chegaram para dar mais segurança nas transações financeiras dos estabelecimentos comerciais, o Pix também oferece essa vantagem.

Como dissemos, com o sistema é o mesmo como se o vendedor estivesse recebendo o dinheiro em mãos. Contudo, com o dinheiro indo direto para a conta o empreendimento sofre menos riscos em casos de assaltos, furtos, golpes com dinheiro falso, etc.

Um diferencial

Publicidade

Publicidade

Ao menos por enquanto, aceitar Pix no estabelecimento pode ser considerado um diferencial visto que não são todos os negócios que aceitam a modalidade.

Dessa forma, muitos clientes podem considerar essa uma vantagem significativa se comparado a outros locais, podendo escolher tal restaurante ou lanchonete por conta disso.

Como aderir ao Pix no meu restaurante ou lanchonete

Começar a utilizar o Pix em restaurante ou lanchonete é fácil. Basta que o negociante cadastre sua chave Pix na conta bancária do estabelecimento e disponibilize-a para seus clientes.

Isso também pode ser feito pela geração e envio de um Qr Code do estabelecimento.

Para saber mais sobre taxas que podem ser cobradas para transações de pessoas jurídicas, entre em contato com sua instituição financeira.

Fonte: Gazeta do Povo

Veja também: Mochilas da LedBox são oportunidade de renda extra para motoboys: dá para ganhar até 1 salário mínimo no mês

Aline Resende
Formada em Marketing e pós graduanda do curso de Língua Portuguesa e Literatura do Centro Educacional Uninter. Trabalha na área de comunicação como Social Media e Criadora de Conteúdo além de fazer trabalhos de atuação e locução para material publicitário.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário