Pix vai parar? Descubra como a greve no Banco Central pode te trazer problemas
Presidente do Sindicato de servidores do Banco Central alerta que greve por tempo indeterminado vai parar funcionalidades que afetam o Pix.
Segundo o Sindicato Nacional de Funcionário do Banco Central (Sinal), a greve dos servidores iniciada na última sexta-feira (1º/4) vai parar alguns serviços que afetam o funcionamento do Pix.
Com isso, clientes de qualquer instituição financeira do país podem ter problemas para criar novas chaves Pix durante a greve. No entanto, o presidente do Sinal, Fábio Faiad, afirma que os servidores não irão paralisar o sistema completamente.
Segundo Faiad, todos os setores do Banco Central (BC) podem ser prejudicados com a paralisação, que segue por tempo indeterminado.
Entenda a greve dos servidores do Banco Central
Os servidores do Banco Central pressionam o governo por um reajuste salarial e planos de reestruturação de carreiras. Sem avanços nas negociações, a greve contou com a aprovação de mais de 90% dos participantes de uma assembleia realizada na última semana.
No entanto, o governo Bolsonaro sinaliza um possível aumento apenas para policiais, o que pode fazer com que a greve seja mais severa, segundo o Sinal.
Nesse caso, o sindicato alerta que poderia haver uma interrupção total ou parcial no Pix, na distribuição de cédulas moeda e em outras operações.
Como a greve pode afetar o funcionamento do Pix
Em entrevista ao UOL, Fábio Faiad explicou que os servidores do BC não vão parar o Pix, mas que o entorno será atingido. Segundo o presidente do Sinal, isso inclui questões como o cadastramento de novas chaves, monitoramento e manutenção.
Em outro momento, Faiad também alertou que além de o cadastramento de novas chaves Pix ficar indisponível durante a greve, não haverá atendimento ao público para tirar dúvidas relacionadas ao sistema neste período.
Qual o posicionamento do Banco Central sobre isso?
Em nota, o Banco Central afirmou que reconhece o direito de manifestação dos servidores e que confia que eles irão cumprir os deverem com a instituição e a sociedade.
Além disso, o BC também destaca que tem planos de contingência para “manter o funcionamento dos sistemas críticos para a população”, assim como os mercados e as operações das instituições reguladas, o que inclui Pix e Selic, por exemplo.