Profissões lucrativas e não precisam de formação acadêmica ou diploma

Nem todas as pessoas têm vontade de realizar uma graduação ou curso técnico, mas muitas vezes vemos que o sucesso profissional é ligado ao diploma de ensino superior.

Essa afirmação pode estar equivocada, já que é possível ter uma ótima profissão e muito sucesso profissional, pois há diversos empregos com ótimos salários e que não exigem formação superior. Quer saber mais sobre isso? Siga lendo o texto e veja qual profissão se encaixa com você.

As melhores profissões sem formação acadêmica

profissões lucrativas

Um diploma de ensino superior pode, sim, ser um grande aliado na hora de entrar no mercado profissional e até mesmo possibilitar um salário melhor, mas isso não é uma garantia de um bom profissional e nem todas as pessoas estão dispostas a passar por uma formação acadêmica.

O seu sucesso na profissão escolhida dependerá da sua dedicação, por isso, não deixe de realizar cursos – presenciais ou online –, que ajudem você a crescer profissionalmente. De acordo com uma pesquisa realizada em janeiro de 2020, pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), essas são algumas das profissões mais bem pagas e que não necessitam de formação acadêmica:

  • Diretor de produção e operações em empresa agropecuária;
  • Inspetor de aviação civil;
  • Prático de portos da marinha mercante;
  • Microfonista;
  • Anotador (futebol de salão);
  • Técnico aeronáutico;
  • Técnico de fiação;
  • Oficial de registro de contratos marítimos;
  • Técnico em geofísica.

As profissões acima variam com o nível de escolaridade exigidos entre ensino médio completo, incompleto e ensino fundamental. Os salários podem variar entre R$6.338,96 e R$3.239,27.

Como você pode perceber, nem sempre o ensino superior será a garantia para um bom salário, mesmo que um diploma abra muitas portas profissionalmente.

Algumas das profissões que mencionamos ainda não são muito conhecidas, com poucas pessoas ocupando esses cargos. Este fato tem lados bons e ruins, pois por se tratarem de profissões relativamente novas, é mais difícil de se inserir no mercado, mas o fato de poucas pessoas ocuparem essa posição torna a prestação de serviço mais escassa e solicitada.

Profissões para realizar em home office

materiais de costura

Com o passar do tempo o home office vem se tornando cada vez mais popular e provavelmente você conhece alguém que trabalha nesse estilo; mas você sabe, de fato, o que é esse estilo de trabalho? O home office nada mais é do que montar um escritório em casa e realizar o seu próprio trabalho, de forma autônoma ou contratado por uma empresa.

Trabalhar em casa exige bastante planejamento e disciplina, pois não é tão fácil como algumas pessoas pensam. Sem dúvidas, esse modelo de trabalho é bastante vantajoso, já que você consegue realizar o serviço diretamente da sua casa, evitando trânsito, atrasos e outros incômodos de quem tem uma rotina de trabalho fora.

Veja alguns trabalhos que você pode fazer diretamente da sua casa,  no seu cômodo preferido:

  • Serviços de costura;
  • Artesanato;
  • Confeitaria;
  • Redes sociais ou blog.

Apesar das profissões acima não exigirem necessariamente uma formação superior, é preciso que você estude bastante, faça cursos e se mantenha sempre atualizado.

Para ter sucesso trabalhando em home office, em uma das profissões acima, mantenha a sua organização e faça um bom trabalho de divulgação, pois essa será a sua principal ferramenta. Nesses casos, as redes sociais podem ser ótimas aliadas, pois irão ajudar você a divulgar o seu produto.

Antes de iniciar em qualquer negócio, faça pesquisas de mercado. Estipule metas, veja quais serão os seus gastos e lucros, para saber se isso será realmente vantajoso, defina o seu público e os seus principais produtos, crie uma boa identidade visual (se possível, deixe esse serviço para um profissional) e crie boas estratégias de marketing de vendas.

gestão de redes sociais

Atualmente, com a evolução da tecnologia, é possível encontrar diversos cursos online e gratuitos, voltados para o marketing, que podem ser muito úteis para o seu negócio.

Gostou de saber qual profissão você pode seguir, mesmo sem ter uma formação acadêmica? Trabalhando em casa ou em uma empresa, não deixe de se dedicar e investir em conhecimentos profissionais, pois esses são os fatores que irão determinar no seu sucesso profissional.

O salário é algo muito importante, mas escolha sempre algo que você goste e tenha afinidade, pois isso é essencial. Você pode até ganhar um ótimo salário, mas se não gostar da sua profissão, não fará nada com excelência.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário