Projeto de capacitação para estudantes de baixa renda abre inscrições no RJ e SP

O PROA, projeto de capacitação profissional gratuito voltado a jovens de baixa renda, está com inscrições abertas para moradores de São Paulo e Rio de Janeiro.

Ao todo, são 2.500 vagas disponíveis em São Paulo e 3.000 no Rio de Janeiro. Veja, aqui, quais são os requisitos para participar do projeto e como se inscrever nele!

Publicidade

Publicidade

estudante em foco

Cursos com vagas abertas

O PROA possui dois cursos: um de capacitação profissional (que está com vagas abertas) e outro para formação de programadores (que está em período de pré-inscrição). A seguir, indicamos como funcionam:

Capacitação profissional

Trata-se de um curso voltado para o estudante que busca capacitação profissional e seu primeiro emprego e mora no estado de São Paulo ou Rio de Janeiro.

É a alternativa que está com inscrições abertas no momento e contempla módulos de autoconhecimento, planejamento de carreira, projeto de vida, raciocínio lógico e comunicação.

Publicidade

Publicidade

As aulas são online, ao vivo somente às quartas-feiras, e têm duração de uma hora e meia por dia durante três meses. O projeto fornece uniforme gratuitamente e certificado de conclusão.

Formação de programadores

O curso é 100% gratuito e voltado para linguagem de programação Java, novas tecnologias e mercado do futuro. O aluno conta com acesso a bibliotecas bem equipadas, sala multimídia e laboratórios de informática durante a realização do curso.

O estudante passará por um curso dividido em quatro núcleos com foco em sua preparação para ser programador web full-stack júnior, com módulo em programação certificado pelo SENAC.

Durante o curso, o aluno também será capacitado sobre competências socioemocionais para conquistar e manter sua posição no mercado, além de ter vivências culturais que enriquecerão seu repertório.

O curso é voltado para a prática, com realização de atividades como bootcamp de empregabilidade, de educação financeira e de análise de dados, bem como mentorias, entre outras.

Durante o curso, o aluno recebe indicações para entrevistas de emprego para o cargo de programador júnior, aumentando sua chance de conseguir uma oportunidade na área.

Publicidade

Publicidade

Todo o programa tem duração de seis meses, com quatro horas de aula por dia, sempre de segunda a sexta-feira e, em alguns casos pontuais, aos sábados.

O PROA oferece vale transporte de ida e volta para os alunos aprovados, bem como uniforme e material didático gratuitos. Mas, esse é um curso destinado a candidatos de São Paulo e no momento está com pré-inscrições abertas, somente.

Requisitos para participar da seleção PROA

Para participar do processo seletivo PROA, o candidato precisa cumprir requisitos específicos. A seguir, listamos todos! Confira quais são:

  • Ter entre 17 e 22 anos;
  • Estar cursando ou ter concluído o terceiro ano do ensino médio em escola pública;
  • Residir em São Paulo ou Rio de Janeiro (no caso do curso de capacitação).

Como é o processo seletivo do projeto de capacitação?

A seleção varia de acordo com o curso. Se for somente o de capacitação profissional para conseguir o primeiro emprego, o processo seletivo é composto por uma avaliação de língua portuguesa e matemática, somente.

Publicidade

Caso tenha interesse no curso de programação, o processo seletivo é composto por diferentes etapas, envolvendo a inscrição online, apresentação de vídeo de desafio tech, hackeando PROA, participação de banca de seleção online e encontro virtual com os responsáveis pelo programa.

Publicidade

Como participar do projeto de capacitação no RJ e SP – Inscrição

A inscrição para tentar uma vaga no projeto PROA é feita online, diretamente no site do programa. A seguir, apresentamos um passo a passo para lhe ajudar a se inscrever:

  1. Acesse o site PROA;
  2. Selecione “seja aluno PROA”, caso queira se inscrever no curso de capacitação profissional, clique em “começar” e preencha o formulário. Se quiser se inscrever no curso de programação, clique em “pré-inscrição – turmas do 1º semestre de 2022” na página principal e preencha o formulário.

Pronto! Agora é só aguardar o início do processo seletivo. Para cursos de capacitação profissional, as aulas começam ainda em 2021: dia 14 de junho em São Paulo e 5 de julho no Rio de Janeiro.

Os aprovados no processo seletivo de ambos os cursos serão divulgados online, no site do programa. Além disso, o PROA também encaminha uma notificação por e-mail para informar sobre a aprovação e próximos passos a serem seguidos para iniciar a capacitação.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário