Enem 2022: quando começam as inscrições? Confira o calendário completo

Inscrições para o Enem 2022 começam na próxima semana, a partir do dia 10 de maio. Os dois dias de provas serão realizados em novembro.

As inscrições para o Enem 2022 poderão ser feitas a partir da próxima semana, entre os dias 10 e 21 de maio, pela Página do Participante. Já as provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro. Neste ano, mais uma vez, os candidatos poderão escolher se querem fazer a prova impressa ou digital. Um pouco mais de 101 mil vagas estão disponíveis para a versão eletrônica. 

As cidades de aplicação do Enem 2022, versão impressa, serão divulgadas na Página do Participante e no portal do Inep. No caso do Enem Digital, os municípios de realização do exame estão listados no edital e na página do Enem no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Publicidade

Publicidade

Qual é o calendário do Enem 2022?

Enem 2022: quando começam as inscrições? Confira o calendário completo
Enem 2022: calendário completo e tudo o que você precisa saber para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio. (Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil)

Veja o cronograma completo do Enem 2022:

  • Inscrições: 10 a 21/55/2022; 
  • Pagamento da taxa de inscrição: 10 a 27/05/2022: 
  • Atendimento Especializado – Solicitação: 10 a 21/05/2022; 
  • Atendimento Especializado – Resultado: 7/06/2022;
  • Atendimento Especializado – Recurso: 7/06 a 12/06/2022;
  • Atendimento Especializado – Resultado do recurso: 22/06/2022;
  • Tratamento pelo Nome Social – Solicitação: 23/06 a 28/06/2022;
  • Tratamento pelo Nome Social – Resultado: 5/07/2022; 
  • Tratamento pelo Nome Social – Recurso: 5/07 a 10/7/2022; 
  • Tratamento pelo Nome Social – Resultado do recurso: 15/07/2022;
  • Aplicação das provas: 13 e 20/11/2022.

O que é preciso saber antes de se inscrever?

Será aceita apenas uma inscrição por número de CPF e os dados, no momento da inscrição, devem ser os mesmos cadastrados na Receita Federal. Neste ano, o candidato pode ter a identificação pelo nome social, de acordo com a identidade de gênero do participante transexual, travesti ou transgênero.

Mas para isso, também é necessário que ele já tenha o respectivo nome cadastrado na Receita Federal e o confirme na Página do Participante do Inep entre os dias 23 e 28 de junho.

Publicidade

Publicidade

A taxa de inscrição custa R$85,00. Apenas quem teve a isenção aprovada não deve fazer o pagamento. O resultado da isenção foi divulgado no dia 22 de abril. Mesmo quem foi aprovado, precisa se inscrever no Enem 2022. 

Quem foi aceito para não pagar a taxa de inscrição no Enem 2022 e não comparecer no dia das provas, por qualquer motivo (ocorrência médica, falecimento, casamento, gravidez, assalto, etc), precisará justificar a ausência para ter direito à isenção no ano seguinte. 

O que o candidato precisa ter em mãos no momento da inscrição para o Enem 2022?

A inscrição deve ser feita de forma online, na Página do Participante do Inep. Quando estiver preenchendo suas informações pessoais, como nome, número de telefone, CPF, entre outras, o estudante deve escolher:

  • Participação no Enem 2022 digital ou impresso;
  • A unidade Federativa e o município onde deseja realizar a prova;
  • Se necessário, atendimento especializado;
  • língua estrangeira (inglês ou espanhol) em que realizará a prova de Língua Estrangeira; 

Como funcionam as provas?

O Enem 2022 é composto por quatro provas objetivas e uma redação. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha. Elas avaliam as seguintes áreas de conhecimento:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

As matérias são divididas por dias de prova. No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração. 

No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com cinco horas de duração. 

Publicidade

Publicidade

Com a nota do Enem, os estudantes conseguem participar de programas do Governo Federal, como o Sisu e o Prouni, além de ser uma forma de ingressar em intercâmbios em universidades internacionais conveniadas ao Ministério da Educação. 

 

Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário