Enem 2022: quando começam as inscrições? Confira o calendário completo

Marina Darie

05/05/2022

As inscrições para o Enem 2022 poderão ser feitas a partir da próxima semana, entre os dias 10 e 21 de maio, pela Página do Participante. Já as provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro. Neste ano, mais uma vez, os candidatos poderão escolher se querem fazer a prova impressa ou digital. Um pouco mais de 101 mil vagas estão disponíveis para a versão eletrônica. 

As cidades de aplicação do Enem 2022, versão impressa, serão divulgadas na Página do Participante e no portal do Inep. No caso do Enem Digital, os municípios de realização do exame estão listados no edital e na página do Enem no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Qual é o calendário do Enem 2022?

Enem 2022: quando começam as inscrições? Confira o calendário completo

Enem 2022: calendário completo e tudo o que você precisa saber para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio. (Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil)

Veja o cronograma completo do Enem 2022:

  • Inscrições: 10 a 21/55/2022; 
  • Pagamento da taxa de inscrição: 10 a 27/05/2022: 
  • Atendimento Especializado – Solicitação: 10 a 21/05/2022; 
  • Atendimento Especializado – Resultado: 7/06/2022;
  • Atendimento Especializado – Recurso: 7/06 a 12/06/2022;
  • Atendimento Especializado – Resultado do recurso: 22/06/2022;
  • Tratamento pelo Nome Social – Solicitação: 23/06 a 28/06/2022;
  • Tratamento pelo Nome Social – Resultado: 5/07/2022; 
  • Tratamento pelo Nome Social – Recurso: 5/07 a 10/7/2022; 
  • Tratamento pelo Nome Social – Resultado do recurso: 15/07/2022;
  • Aplicação das provas: 13 e 20/11/2022.

O que é preciso saber antes de se inscrever?

Será aceita apenas uma inscrição por número de CPF e os dados, no momento da inscrição, devem ser os mesmos cadastrados na Receita Federal. Neste ano, o candidato pode ter a identificação pelo nome social, de acordo com a identidade de gênero do participante transexual, travesti ou transgênero.

Mas para isso, também é necessário que ele já tenha o respectivo nome cadastrado na Receita Federal e o confirme na Página do Participante do Inep entre os dias 23 e 28 de junho.

A taxa de inscrição custa R$85,00. Apenas quem teve a isenção aprovada não deve fazer o pagamento. O resultado da isenção foi divulgado no dia 22 de abril. Mesmo quem foi aprovado, precisa se inscrever no Enem 2022. 

Quem foi aceito para não pagar a taxa de inscrição no Enem 2022 e não comparecer no dia das provas, por qualquer motivo (ocorrência médica, falecimento, casamento, gravidez, assalto, etc), precisará justificar a ausência para ter direito à isenção no ano seguinte. 

O que o candidato precisa ter em mãos no momento da inscrição para o Enem 2022?

A inscrição deve ser feita de forma online, na Página do Participante do Inep. Quando estiver preenchendo suas informações pessoais, como nome, número de telefone, CPF, entre outras, o estudante deve escolher:

  • Participação no Enem 2022 digital ou impresso;
  • A unidade Federativa e o município onde deseja realizar a prova;
  • Se necessário, atendimento especializado;
  • língua estrangeira (inglês ou espanhol) em que realizará a prova de Língua Estrangeira; 

Como funcionam as provas?

O Enem 2022 é composto por quatro provas objetivas e uma redação. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha. Elas avaliam as seguintes áreas de conhecimento:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

As matérias são divididas por dias de prova. No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração. 

No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com cinco horas de duração. 

Com a nota do Enem, os estudantes conseguem participar de programas do Governo Federal, como o Sisu e o Prouni, além de ser uma forma de ingressar em intercâmbios em universidades internacionais conveniadas ao Ministério da Educação. 

 

Marina Darie
Escrito por

Marina Darie

Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!