Prova de Vida do INSS 2022 com regras atualizadas. Conheça

Prova de Vida do INSS 2022 com regras atualizadas. Conheça
Conheça as novas regras do INSS para a prova de vida em 2022. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

No último mês de fevereiro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou as novas regras para a prova de vida em 2022, que já estão valendo.

Com as mudanças, não será mais necessário que os segurados saiam de casa para fazer o procedimento e seguir recebendo o benefício. Isso porque o INSS usará bases de dados públicos e ações como votação e vacinação como prova de vida.

Publicidade

Publicidade

Segundo o instituto, as mudanças serão implementadas até 31 de dezembro de 2022 e devem impactar 36,4 milhões de beneficiários. Além disso, o INSS afirma que não haverá bloqueio de pagamento por falta de prova de vida até o final do ano.

Quais as novas regras da prova de vida do INSS em 2022?

Prova de Vida do INSS 2022 com regras atualizadas. Conheça
Conheça as novas regras do INSS para a prova de vida em 2022. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A partir de agora, o INSS não pode mais exigir que os segurados se dirijam a agências da Previdência Social ou bancos que pagam os benefícios para fazer a prova de vida.

Sendo assim, não é mais necessário sair de casa para fazer o procedimento. As mudanças já valem para os segurados que fazem aniversário a partir de 03 de fevereiro.

Publicidade

Publicidade

No entanto, quem preferir pode continuar fazendo a prova de vida nos bancos ou por meio de biometria facial, no aplicativo Meu INSS.

Em relação aos segurados que não conseguiram realizar a prova de vida nos anos anteriores, o calendário previsto foi suspenso após a publicação das novas regras, por isso não haverá bloqueio de pagamentos por falta do procedimento em 2022.

O que vale como prova de vida e quem precisa fazer?

A partir de agora, o INSS irá considerar como prova de vida uma série de procedimentos realizados pelo segurado, como por exemplo:

  • Vacinação;
  • Atualização do CadÚnico;
  • Votação nas eleições;
  • Emissão ou renovação de documentos como CNH e RG;
  • Declaração de Imposto de Renda, como titular ou dependente; entre outros.

Para conferir a lista completa de procedimentos que valem como prova de vida do INSS em 2022, acesse a portaria publicada pelo instituto.

O procedimento é obrigatório para aposentados, pensionistas e segurados que recebem benefícios do instituto por conta corrente, poupança ou cartão magnético.

Felipe MatozoJornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
Veja mais ›
Fechar