Prova de vida INSS: beneficiário poderá fazer prova de vida pelo app. Entenda!
O governo federal divulgou nesta semana que a prova de vida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) será suspendida por dois meses. Antes, sua realização era presencial.
Devido à pandemia de Covid-19, o procedimento estava suspenso e havia a previsão de retorná-lo presencialmente em bancos agora em março. Mas, a suspensão foi prorrogada por 60 dias. Por isso, deve voltar somente em maio.
Para garantir a realização da prova de vida, o INSS liberou o serviço online por meio de aplicativo, visando atender 5,3 milhões de beneficiários.
Os que estiverem aptos a realizar a prova de vida por celular receberão uma mensagem do INSS, por SMS, para fazê-la pelo portal ou aplicativo gov.br.
Se o beneficiário não receber a mensagem, não há motivo para preocupação, já que o pagamento do benefício não será suspenso até a retomada da prova de vida presencial em bancos.
Quem deve fazer a prova de vida INSS?
A prova de vida do INSS é um procedimento voltado a segurados que recebem o benefício por meio de conta corrente, poupança ou cartão magnético.
Sua finalidade é garantir que não há fraudes no pagamento do benefício, assegurando o correto aproveitamento do dinheiro público.
Como funciona a prova de vida pelo app?
A prova de vida pelo aplicativo é por biometria facial, utilizando a câmera do celular. O INSS usa a base de dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para cruzamento de dados.
É justamente por esse motivo que o projeto piloto da prova de vida digital do INSS abrangeu inicialmente somente 500 mil aposentados e pensionais que tinham CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou título de eleitor.
Desde o dia 23 de fevereiro já é possível realizar a prova de vida digital INSS. Inclusive beneficiários que não a fizeram em 2020 podem aproveitar para efetuá-la e regularizar a situação, sobretudo se o benefício foi suspenso.
A princípio, a prova de vida online foi liberada para 5,3 milhões de beneficiários, mas o INSS possui 36 milhões. A proposta do governo federal é ampliar o acesso ao serviço aos demais segurados ao longo dos meses.
Como fazer a prova de vida digital do INSS
De acordo com o presidente do INSS, Leonardo Rolim, o segurado pode usar o Meu INSS para acessar o serviço de prova de vida, mas será direcionado para o portal gov.br para baixar o app e realizar o procedimento.
Portanto, se preferir, dá para baixar diretamente o aplicativo gov.br e iniciar o processo sem entrar no Meu INSS. A seguir, confira um passo a passo sobre como realizar a prova de vida online:
- Baixe o aplicativo do portal gov.br, abra-o e toque em “autorizações”;
- Selecione a autorização indicada como pendente e marque “autorizar”;
- Confirme a autorização, selecionando “realizar validação”;
- Toque em “permitir”, para o aplicativo utilizar a câmera de seu celular;
- Confirme sua identidade (beneficiário) mencionando os dados solicitados pelo app;
- Leia as instruções e selecione “entendi”;
- A câmera será ativada e o aplicativo fará a leitura do rosto do beneficiário. Posicione o celular como se fosse tirar uma selfie, centralizando o círculo da imagem em seu rosto;
- Faça todos os movimentos indicados pelo aplicativo e finalize a prova de vida.
Quando volta a prova de vida presencial?
A prova de vida presencial é feita em agências bancárias nas quais o segurado recebe seu benefício. Curiosamente, o governo federal suspendeu o procedimento no início da pandemia de Covid-19.
Na época, a suspensão teve como objetivo evitar que idosos, que fazem parte da população de risco, se deslocassem até bancos e ficassem mais suscetíveis a contaminações.
O prazo para retomada da prova de vida presencial era agora em março, mas o governo decidiu estender a suspensão por mais 60 dias. Logo, a previsão de retorno é para maio.
Mas, há uma expectativa de que a prova de vida digital seja ampliada a mais segurados, devido à continuidade da pandemia. Se for o caso, aos poucos todos os beneficiários conseguirão realizar o procedimento online.
Além disso, também se espera que a prova de vida presencial se mantenha suspensa, sem bloqueio de pagamento de benefícios. Acompanhe, aqui, todas as novidades sobre o tema!