INSS: Prova de vida possui prazos para ser cumprida! Saiba quando você deve fazer!
Aposentados e pensionistas do INSS poderão receber os benefícios sem precisar realizar a prova de vida. A suspensão do procedimento foi prorrogada até o próximo mês, de acordo com o Diário Oficial da União.
Suspensão
A prova de vida para aposentados e pensionistas segue bloqueada de acordo com publicação feita no Diário Oficial da União.
O prazo foi prorrogado até o fim de março deste ano para as competências de janeiro e fevereiro e, por isso, os beneficiários não terão os benefícios suspensos.
Lembrando que o procedimento está paralisado desde março de 2020 em consequência da pandemia do novo coronavírus. Nesse caso, a regra é válida para os beneficiários residentes no Brasil e no exterior.

O procedimento também está suspenso até 30 de junho para os militares inativos, pensionistas de militares, militares anistiados políticos e dependentes habilitados.
Contudo, a retomada da obrigatoriedade da prova de vida para essa classe poderá acontecer a partir de 1º de julho.
Prova de vida
A prova de vida é um procedimento obrigatório e que deve ser realizado anualmente por aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social, mais conhecido como INSS.
O beneficiário deve comprovar que está vivo para garantir a manutenção do pagamento. Para isso, o próprio segurado ou um representante legal precisa ir presencialmente até a instituição bancária que oferece o benefício.
Por conta da Covid-19 os órgãos responsáveis determinaram que o procedimento fosse suspenso temporariamente a fim de contribuir com o enfrentamento da pandemia.
A decisão segue firme desde março de 2020 e, recentemente, foi prorrogada até o final do próximo mês.
Vale ressaltar que a obrigatoriedade do procedimento só é válida no momento atual para o pagamento de benefícios que venceram antes de março de 2020.
Nesse caso é preciso realizar a prova de vida o quanto antes para que o pagamento não seja suspenso.
Procedimento virtual
Em agosto de 2020 o INSS anunciou a possibilidade de realizar o procedimento de forma virtual. Para isso, é só fazer o download do aplicativo Meu INSS no celular ou acessar o site oficial do órgão.
A recomendação é que beneficiários com mais de 80 anos ou que possuam algum tipo de restrição de mobilidade utilizem as plataformas online.
Outra novidade é que está em fase de testes um projeto-piloto em que os beneficiários poderão realizar a prova de vida por biometria facial. Enquanto isso, o procedimento pode ser feito com documentos diretos nas agências bancárias ou por biometria digital.
No caso de eventuais dúvidas sobre o procedimento de prova de vida, os segurados do INSS podem contatar os canais oficiais de comunicação do órgão, tais como a Rede de Atendimento fixas nas respectivas cidades ou pelo Meu INSS com login e senha de acesso.
Deixe seu comentário