INSS: Prova de vida possui prazos para ser cumprida! Saiba quando você deve fazer!

Aposentados e pensionistas do INSS poderão receber os benefícios sem precisar realizar a prova de vida. A suspensão do procedimento foi prorrogada até o próximo mês, de acordo com o Diário Oficial da União.

Suspensão

A prova de vida para aposentados e pensionistas segue bloqueada de acordo com publicação feita no Diário Oficial da União.

O prazo foi prorrogado até o fim de março deste ano para as competências de janeiro e fevereiro e, por isso, os beneficiários não terão os benefícios suspensos.

Lembrando que o procedimento está paralisado desde março de 2020 em consequência da pandemia do novo coronavírus. Nesse caso, a regra é válida para os beneficiários residentes no Brasil e no exterior. 

Procedimento obrigatório está suspenso

O procedimento também está suspenso até 30 de junho para os militares inativos, pensionistas de militares, militares anistiados políticos e dependentes habilitados. 

Contudo, a retomada da obrigatoriedade da prova de vida para essa classe poderá acontecer a partir de 1º de julho.

Prova de vida

A prova de vida é um procedimento obrigatório e que deve ser realizado anualmente por aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social, mais conhecido como INSS.

O beneficiário deve comprovar que está vivo para garantir a manutenção do pagamento. Para isso, o próprio segurado ou um representante legal precisa ir presencialmente até a instituição bancária que oferece o benefício. 

Por conta da Covid-19 os órgãos responsáveis determinaram que o procedimento fosse suspenso temporariamente a fim de contribuir com o enfrentamento da pandemia.

A decisão segue firme desde março de 2020 e, recentemente, foi prorrogada até o final do próximo mês.

Vale ressaltar que a obrigatoriedade do procedimento só é válida no momento atual para o pagamento de benefícios que venceram antes de março de 2020.  

Nesse caso é preciso realizar a prova de vida o quanto antes para que o pagamento não seja suspenso.

Procedimento virtual

Em agosto de 2020 o INSS anunciou a possibilidade de realizar o procedimento de forma virtual. Para isso, é só fazer o download do aplicativo Meu INSS no celular ou acessar o site oficial do órgão.

A recomendação é que beneficiários com mais de 80 anos ou que possuam algum tipo de restrição de mobilidade utilizem as plataformas online.

Outra novidade é que está em fase de testes um projeto-piloto em que os beneficiários poderão realizar a prova de vida por biometria facial. Enquanto isso, o procedimento pode ser feito com documentos diretos nas agências bancárias ou por biometria digital.

No caso de eventuais dúvidas sobre o procedimento de prova de vida, os segurados do INSS podem contatar os canais oficiais de comunicação do órgão, tais como a Rede de Atendimento fixas nas respectivas cidades ou pelo Meu INSS com login e senha de acesso.

Julia de Paula
Julia é formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e, no momento, atua como redatora para o portal NoDetalhe. Ao longo da carreira, a jornalista tem se especializado em produção de conteúdo otimizado para motores de busca e conversão, além de gerenciamento de mídias sociais e marketing digital.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário