Quais as categorias de empresas no Brasil? Veja!

Veja quais as categorias de empresas no Brasil! Tudo e muito mais informações você vai encontrar só aqui No Detalhe.


A parte mais importante para quem quer se tornar um empreendedor é escolher a melhor forma para entrar nesse mundo escolhendo a melhor opção de categorias de empresas. Atualmente nosso país conta com 6 modalidades diferentes. E cabe ao indivíduo selecionar aquela na qual está alinhada com seu negócio.

Essa questão é importante, pois garante uma maior assertividade no seu negócio e muito mais firmeza. Além de que cada modalidade tem regras específicas e devem ser selecionadas conforme o que é feito em seu negócio e quais benefícios se encaixam no mesmo. Essas regras englobam número de funcionários, faturamento e diversas outras questões. 

Tem curiosidade de como cada categoria funciona e quais são elas? Basta continuar a leitura a seguir para saber todas as informações sobre cada uma!

Quais as categorias de empresas que existem no Brasil?

Pode-se dizer que o Brasil é bem diversificado nesse quesito. Confira algumas delas abaixo:

Quais as categorias de empresas que existem no Brasil?

Fonte/Reprodução: original

MEI

A modalidade de empresa MEI foi regulamentada em 2008 para que pessoas que trabalham de forma individual ou com apenas um funcionário e possa estar dentro das burocracias certas e consiga os benefícios como auxílios caso necessite.

Ao se cadastrar no MEI você não pode ser sócio em outras empresas ou ter participações. Além do faturamento poder atingir um teto de no máximo R$ 81.000 ao ano, o que dividindo por mês dá o valor de R$ 6.750 mensais.

Empresa individual

Esse tipo de modalidade também permite a liberdade de criação de uma empresa sem que necessite de um sócio. Ao abrir essa forma de negócio o fundador deve dar seu nome seja ele completo ou em abreviatura como nome da empresa.

Em uma empresa individual o fundador tem total responsabilidade sobre a empresa, ou seja, os bens pessoais do dono podem ser utilizados para pagamento de dívidas trabalhistas ou tributárias, assim como qualquer bem que esteja em nome do cônjuge.

Sociedade simples

A Sociedade Simples já permite englobar outras questões, nesse tipo de empresa, a prestação de serviços em caráter individual é permitida. Porém, deve ser feita através de uma parceria, seja ela científica ou intelectual. 

Resumindo, para a abertura de uma Sociedade Simples é necessário duas pessoas para seguir essa modalidade.

Sociedade Limitada

Nessa categoria, os sócios da empresa são obrigados a efetuarem o registro do contrato social na Junta Comercial, o que será responsabilizado por todos os atos burocráticos e atribuições da empresa criada.

Sociedade Anônima

Essa forma de sociedade é mais ligada a empresas de grande porte. Nessa modalidade o proprietário divide a empresa em várias cotas, que são divididas entre os donos e acionistas da empresa.

São comumente chamadas de ações e isso garante as pessoas receberem os lucros de acordo com a quantidade de participações que se tem na empresa.

EIRELI

Para as pessoas que entendem que a Empresa Individual é uma forma meio arriscada de iniciar os negócios por conta da utilização dos bens caso dê algum problema.

No EIRELI  a responsabilidade é limitada, ou seja, caso exista burocracias para se pagar, apenas os bens adquiridos após a abertura que poderão ser utilizados para pagamento de questões da empresa, em nome do negócio.

Como escolher a melhor categoria para o seu negócio?

Essa questão fica a cargo de cada indivíduo, para escolher a melhor forma de negócio deve-se analisar todas as questões que cabem no exercício, e a dimensão que ele será.

Isso mostra como deve ser aberta a empresa e qual categoria escolher que entre melhor na sua modalidade.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.