Quais benefícios para funcionários de empresas: Saiba todos os tipos!

Saiba todos os benefícios para funcionários de empresas aqui no nosso site No Detalhe e fique por dentro de tudo.


Os benefícios para funcionários de empresas são, resumidamente, vantagens oferecidas aos trabalhadores tanto obrigatórias quanto algumas apenas como uma estratégia empresarial que visa manter os funcionários ainda dentro da corporação. 

Ou seja, estes benefícios têm como principal objetivo um caráter econômico social que busca auxiliar o trabalhador. 

Quais são os tipos de benefícios que uma empresa pode e deve dar aos funcionários?

As benesses distribuídas por empresas podem ser divididas em duas principais modalidades: obrigatórios (legais), que são previstos legalmente na legislação do país e, por esta razão, têm características dos direitos trabalhistas e também há os benefícios não obrigatórios (opcionais) que estão a critério de escolha das firmas. 

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Fonte/Reprodução: original

Quais são os Benefícios Legais e como funcionam?

Os benefícios legais são garantidos oficialmente pela CLT e são tratados como obrigatórios a todo funcionário com carteira assinada. 

Férias remuneradas

A cada doze meses o trabalhador possuir o direito ao devido descanso de trinta dias e durante este período a remuneração é acrescida ⅓ quanto à remuneração normal. 

Vale-transporte

O vale-transporte é um benefício obrigatório que proíbe o funcionário de gastar mais de 6% de seu salário com questões financeiras relativas ao transporte até o local do trabalho e do trabalho de volta à sua residência.

Caso o valor supere 6%, deve ser custeado pela empresa. 

13° salário

Trata-se de um salário a mais o qual o trabalhador recebe.

FGTS

Corresponde a 8% da remuneração recebida pelo trabalhador e que é depositada diretamente em uma conta bancária vinculada à qual o funcionário não possui acesso direto.

O funcionário apenas possui acesso à conta, caso seja demitido arbitrariamente ou outros casos previstos por lei. 

Adicional noturno

Esta benesse não se adequa a todos os trabalhadores de maneira generalizada, adequa-se apenas àqueles que possuem jornadas de trabalho entre 22h e cinco da manhã.

O benefício obriga um adicional de 20% no salário ou, em casos urbanos, 25%. 

Horas extras

Refere-se às horas extras que o trabalhador exerce além do seu horário de trabalho normal. Este benefício pode ser convertido em compensações monetárias ou dias de folga. 

Licenças

Licenças também são previstas como benesses obrigatórias a serem oferecidas pelas empresas. A licença-maternidade, por exemplo, garante à gestante um afastamento do serviço por até 120 dias sem interferir em seu emprego ou salário. 

Quais são os benefícios opcionais, ou espontâneos, que empresas podem oferecer aos funcionários?

Os benefícios opcionais, ou espontâneos, são vantagens que podem, ou não, ser oferecidos por empresas para incentivar os funcionários e continuarem na empresa em questão ou também como um chamariz para captar a atenção de prováveis novos trabalhadores. 

Vale-refeição

É um vale semelhante ao vale-transporte, mas utilizado para os gastos relacionados à alimentação do trabalhador. Normalmente, o valor é combinado arbitrariamente pelo empresário, porém o ideal seria que fosse o equivalente aos gastos alimentícios do funcionário e sua família. 

Plano odontológico

A empresa oferece ajuda ao trabalhador para pagar o plano odontológico. 

Vale-cultura

Trata-se de aquisições em produtos/serviços relativos ao entretenimento, como cinema e teatro. 

Assistência médica

Funciona de maneira semelhante ao plano odontológico, a empresa auxilia no custeio do plano de saúde ou a empresa paga o plano de saúde completamente e desconta uma parte do valor no salário do funcionário. 

Portanto, saber com precisão estes benefícios obrigatórios e opcionais ofertados pelas empresas podem auxiliar bastante na hora de procurar empregos ou perceber se a corporação não obedece devidamente aos direitos trabalhistas. 

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.