Quais os benefícios de doar sangue?
Quais os benefícios de doar sangue? Confira aqui No Detalhe tudo que você precisa saber.
A doação de sangue é capaz de salvar vidas e promover uma série de benefícios à saúde de quem doa. Esses benefícios são desde a redução de risco de doenças cardíacas até mesmo na prevenção de vários tipos de câncer.
O sangue é algo insubstituível em nosso corpo e sem ele torna-se impossível viver. Por esse motivo, é reforçada periodicamente a importância dos brasileiros realizarem esse gesto de solidariedade ao próximo. São 450ml de sangue para se doar, e com isso, até quatro vidas podem ser salvas.
Como ser um doador de sangue?
Doar sangue é rápido e seguro. Não existe risco para o doador, já que todo material utilizado na coleta é descartável, para impedir qualquer meio de contaminação.
- Fonte/Reprodução: original
Pessoas entre 16 e 69 anos, com peso maior de 50kg estão aptos para doação. Mas, também é preciso seguir alguns protocolos para realização do procedimento de coleta, como:
- Estar bem alimentado
- Evitar alimentos gordurosos antes da doação
- Aguardar pelo menos 2 horas caso a coleta seja após o almoço
- Dormir no mínimo 6 horas nas últimas 24 horas
- Pessoas entre 60 a 69 anos só podem doar se já tiverem feito isso antes dos 60 anos.
- Frequência máxima de quatro doações de sangue por ano para homens e três no caso de mulheres
- Dois meses de intervalo entre doações para homens e três meses para mulheres.
Algumas pessoas podem apresentar impedimentos para doação de sangue de forma definitiva, como é o caso de quem é portador de alguma doença transmissível pelo sangue e uso de drogas ilícitas injetáveis.
Há também a possibilidade de impedimentos temporários, é o caso para quem teve gripes ou resfriados nos últimos 7 dias, gestantes, quem ingeriu bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação e realizou tatuagens e piercings nos últimos 12 meses.
Para doar sangue, é preciso procurar uma das unidades de coleta como Hemocentros e verificar se você cumpre todos os critérios exigidos. Também é indispensável a apresentação de um documento com foto.
Quais benefícios sociais em doar sangue?
Doar sangue é ação de amor para quem depende desse processo para sobreviver ou manter seus tratamentos médicos. A doação dá forças aos profissionais da saúde, pois se nota que as iniciativas de conscientização geram o resultado esperado.
Esse ato de solidariedade salvar vidas. São só 30 minutos de doação e até 4 vidas podem ser salvas.
A Organização Mundial da Saúde determinou o dia 14 de junho como o Dia Mundial do Doador de Sangue. Por esse motivo, o mês é sempre marcado por reforços nas campanhas, que hoje é chamado de Junho Vermelho.
Quais benefícios pessoais em ser doador de sangue?
Qualquer pessoa que escolhe ser doador recebe uma gama de benefícios, que engloba o fazer o bem e sentir-se bem. A doação de sangue reduz a viscosidade do sangue, que torna o doador menos tendente no desenvolvimento de doenças do coração. A doação também leva a renovação das células, que contribui na redução de tipos de câncer, por causa da redução de oxidativos.
Não só isso, também há direitos para quem doa sangue, são eles:
- Folga para trabalhadores
- Meia entrada em eventos
- liberação de taxa em concursos públicos
- Atendimento com prioridade em unidades de saúde
Diferente do que dizem, a doação não consegue afinar ou engrossar o sangue. A quantidade de sangue retirada na doação é de apenas 450ml. O corpo humano é capaz de recompor essa quantia em até 72 horas.