Quantos dias úteis vai ter 2024? Descubra aqui

Felipe Matozo

07/09/2023

Descobrir quantos dias úteis teremos em 2024 é importante para o planejamento de atividades e projetos.

Considerando o número de feriados nacionais, serão 255 dias úteis em 2024. No entanto, esse números pode variar, por que algumas datas são tratadas como ponto facultativos.

Neste texto, vamos apresentar todas as informações sobre os dias úteis em 2024 para você entender melhor como funciona essa situação.

[lwptoc]

Dias Úteis em 2024

Quantos dias úteis vai ter 2024? Descubra aqui

Veja quantos dias úteis terão 2024.

O ano de 2024 é bissexto, então teremos um total de 366 dias no calendário. Porém, nem todos os dias são considerados úteis, pois temos os finais de semana e os feriados.

No caso do final de semana, podemos retirar 52 sábado e 52 domingo, chegando a 262 “dias de semana”.

Mas em 2024 teremos 7 feriados que caem entre segunda e sexta-feira, de forma sobram 255 dias úteis. Por outro lado, alguns desses feriados são pontos facultativos, ou seja, não representam folgas obrigatório, o que pode aumentar a quantidade de dias úteis.

Feriados que caem em dias úteis em 2024

Em 2024, haverá um total de 7 feriados no Brasil que vão cair durante nos finais de semana. Esses feriados são:

  • Confraternização Universal (1º de janeiro, segunda-feira);
  • Terça-feira de Carnaval (13 Fevereiro)
  • Sexta-feira Santa ou Paixão de Cristo (29 Março)
  • Dia do Trabalhador (1º de maio, quarta-feira)
  • Corpus Christi (30 de maio, quinta-feira)
  • Proclamação da República Brasileira (15 de novembro, sexta-feira)
  • Natal (25 de dezembro, quarta-feira)

No entanto, é importante destacar que o Carnaval é ponto facultativo, não feriado. Por isso, para empresas que não param no Carnaval, serão 256 dias úteis.

Outro ponto que merece destaque é a distância de quatro meses e meio entre o feriado de Corpus Christi e o de Proclamação da República.

Feriados que caem no fim de semana em 2024

Além dos 7 feriados mencionados, em 2024 teremos também 4 feriados que cairão em um final de semana. São eles:

  • Tiradentes (21 de abril, domingo)
  • Independência do Brasil (7 de setembro, sábado)
  • Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro, sábado)
  • Finados (02 de novembro, sábado)

Esses feriados não impactam diretamente nos dias úteis, mas é importante considerá-los ao fazer planos para o próximo ano.

Atenção com Feriados Locais

Além das datas citadas acima, é válido destacar que existem também feriados locais, que são estabelecidos por leis estaduais ou municipais e se aplicam somente a determinadas regiões do Brasil.

Esses feriados podem variar de acordo com a localidade. Portanto, é necessário estar atento às regras específicas do local onde você se encontra.

No caso dos feriados locais, as folgas podem variar, e é importante verificar com antecedência o que será adotado em relação à liberação dos funcionários ou à obrigatoriedade de trabalho.

Qual a Diferença Entre Feriado e Ponto Facultativo?

Uma dúvida comum é entender a diferença entre feriado e ponto facultativo.

Feriados são dias em que as atividades são interrompidas, sendo reconhecidos em todo o país e relacionados a eventos de importância nacional.

Já os pontos facultativos são situações em que o governo ou instituições permitem (ou não) que seus funcionários tenham folga em um dia que não é considerado oficialmente como feriado. Ou seja, as empresas têm a escolha de conceder ou não a dispensa nesses dias.

2024 é ano bissexto

É importante destacar que 2024 será um ano bissexto. Isso significa que ele terá um dia extra, 29 de fevereiro, chamado de “dia bissexto”. Este dia entra no calendário para ajustar a discrepância entre o calendário civil e o ano astronômico.

Ao estar ciente de todas essas informações, fica mais fácil se organizar e aproveitar ao máximo os dias úteis disponíveis no próximo ano. Para conhecer os feriados dos próximos anos, você pode usar a calculadora de dias úteis.

Você também pode gostar de ler
Dia do Servidor Público é feriado? Conheça seus direitos

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta