Quantos quilos pesa um botijão de gás cheio?

Felipe Matozo

29/10/2023

Muitas pessoas utilizam o gás de cozinha diariamente para cozinhar seus alimentos. Porém, existe uma dúvida recorrente sobre quantos quilos pesa um botijão de gás cheio.

Em média, um botijão de gás cheio pesa entre 26kg e 28kg, dependendo do peso do “casco”, ou seja, do botijão vazio. Mas você pode descobrir o peso exato olhando no próprio casco.

Como saber quantos quilos pesa um botijão de gás cheio?

Quantos quilos pesa um botijão de gás cheio

Um botijão de gás cheio costuma pesar de 26kg a 28kg.

O botijão de gás cheio é composto pelo casco vazio e o gás propriamente dito. Conforme já casco vazio, também conhecido como o botijão vazio, pesa em média entre 13 e 15 kg.

Como o peso do casco é uma informação disponível no botijão, basta somar esse valor com a recarga de gás, que é de 13kg.

Por exemplo: se o casco pesar 15kg, é só somar 15 + 13, que é o valor da recarga de gás. Nesse caso, o botijão de gás cheio pesa 28 quilos.

Por que um botijão de gás pesa tantos quilos?

O casco do botijão de gás é fabricado com chapas de aço muito resistentes para suportar a pressão interna, por isso é pesado até mesmo quando está vazio.

Esse material garante a segurança e a durabilidade do botijão, evitando possíveis vazamentos e acidentes.

Como saber se o peso está correto?

Para conferir se o peso do botijão está correto, é possível pesá-lo quando estiver cheio. Basta somar o peso do casco informado mais o valor da recarga de gás, conforme já explicamos.

Mas é importante ressaltar que os entregadores de gás não são obrigados a possuir uma balança. Em compensação, as revendas devem ter uma balança homologada pelo INMETRO para que os clientes possam conferir o peso do botijão cheio.

O que fazer se o peso estiver errado?

Caso haja divergência de peso ao comprar um botijão de gás cheio, é fundamental reclamar com a revenda responsável.

Vale destacar que as revendas de gás de cozinha são fiscalizadas por órgãos como a prefeitura, corpo de bombeiros, IPEM, INMETRO, ANP e Procon.

A fiscalização do peso dos botijões é realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), garantindo a segurança e a confiabilidade do produto.

Como saber se o gás está acabando?

Uma forma de saber se o gás está acabando é observar a chama do fogão. Quando ela começa a ficar amarelada, isso pode ser um sinal de que o gás está acabando.

É importante ficar atento a esse indicativo para evitar ficar sem gás no momento em que mais precisar. Além disso, também vale conferir dicas para economizar gás e fazer com que um botijão dure mais tempo.

Em conclusão, o peso de um botijão de gás cheio pode ser calculado somando o peso do casco vazio com o valor da recarga de gás, e costuma ficar entre R$ 26kg e 28kg.

Você também pode gostar de ler
Os 5 carros que vão te fazer esquecer o preço da gasolina

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.