Quem tem conta na Caixa recebe o PIS antecipado?
Descubra se quem tem conta na Caixa realmente recebe o PIS antecipado ou se esta informação é falsa, e veja mais detalhes sobre o abono.
No início deste ano, durante as preparações para o pagamento do PIS/Pasep 2022, se espalhou pela internet um rumor que quem tem conta na Caixa recebe o abono antecipado.
Mas será que esta informação é verdadeira? Como esta é uma questão que também afeta o pagamento de PIS/Pasep relativo a outros anos, vale a pena conferir esta questão.
Por isso, veja a seguir se é verdade que clientes Caixa recebem o PIS antes dos demais beneficiários do abono salarial.
Quem tem conta na Caixa recebe antes?
Conforme a própria Caixa destacou em nota sobre o PIS/Pasep 2022, não há prioridade nos pagamentos. Neste ano em questão, as únicas exceções foram os trabalhadores de regiões atingidas pelas enchentes que aconteceram em Minas Gerais e na Bahia, que receberam em fevereiro.
Sendo assim, pessoas com conta na Caixa não recebem o PIS/Pasep antecipado. Ao contrário das informações que circularam na internet no início do ano, o calendário de pagamentos é o mesmo para todos os beneficiários.
Como funciona o pagamento do PIS/Pasep?
O PIS/Pasep é um benefício pago anualmente a trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos que atuaram por pelo menos 30 dias no ano-base em questão. O ano-base costuma ser o ano anterior, mas o abono pago no primeiro semestre de 2022 foi relativo a 2020, por conta da pandemia.
Além disso, o trabalhador deve ter recebido remuneração média de no máximo dois salários mínimos por mês no ano-base, precisa estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos e ter os dados atualizados pelo empregado no RAIS/e-Social.
O valor do PIS/Pasep é de um salário mínimo (R$ 1.212 em 2022), e os trabalhadores podem consultar se tem direito ao abono pela internet.
No caso do PIS, quem trabalha em empresa privada pode fazer a consulta pelo aplicativo Caixa Trabalhador ou pelo site da Caixa. Enquanto isso, os servidores públicos podem consultar o Pasep pelo site do Banco do Brasil.