Reclamação Correios entrega atrasada – Como fazer?


Casos de atrasos de encomendas com entrega via Correios são comuns, mas nem sempre o consumidor sabe como agir para acelerar o processo e efetivamente receber sua compra.

Uma das formas de resolver casos de atraso é registrar uma reclamação nos Correios, processo que pode ser feito online no site do órgão público. Aqui, indicamos como fazer a sua. Confira!

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Como funciona a reclamação Correios online?

Está com sua encomenda atrasada com entrega pelos Correios? Então, é só registrar uma reclamação no site do órgão! Depois da abertura do chamado, dá para acompanhar online o caso, tendo maior praticidade na solução do problema.

Todas as atualizações sobre o pedido são registradas no site e os analistas dos Correios colocam informações sobre a entrega, bem como sobre a solução, diretamente na página.

Trata-se de um serviço gratuito e que costuma oferecer uma resposta rápida ao cliente, mas dependendo da complexidade do caso pode ser que demore um pouco mais para obter uma solução.

Como abrir reclamação nos Correios sobre entrega atrasada?

A reclamação deve ser feita no site dos Correios, especificamente na seção Fale Conosco. Para facilitar seu trabalho, preparamos um passo a passo para lhe orientar no uso desse serviço:

  1. Acesse a seção Fale Conosco, no site dos Correios;
  2. Em “Reclamação”, clique em “entrega de remessa / objeto postal nacional” ou “entrega de remessa / objeto postal internacional”;
  3. Selecione a opção “inconformidade na entrega da remessa / objeto postal”;
  4. Em “selecione”, clique em “remessa / objeto postal não entregue”;
  5. Informe se você é remetente ou destinatário da correspondência / encomenda;
  6. Preencha o formulário com seus dados, como código do objeto, nome, CPF ou CNPJ, telefone para contato, e-mail de resposta e tipo de embalagem;
  7. Marque a caixa de recaptcha, para autenticação de seu acesso;
  8. Clique em “enviar”.

Pronto! Agora é só acompanhar o andamento do processo no site dos Correios. Quando houver alguma atualização no caso, uma notificação será encaminhada para o e-mail de resposta registrado no site.

Como acompanhar reclamação de entrega atrasada nos Correios?

Após registrar sua reclamação de entrega atrasada no site dos Correios, dá para acompanhar o status de todo o processo online. A seguir, indicamos como fazer isso:

  1. Acesse a seção Fale Conosco, no site dos Correios;
  2. Em “acompanhar manifestação”, selecione “clique aqui se deseja acompanhar ou reativar sua manifestação”;
  3. Informe o código da manifestação ou o código do objeto, bem como a identificação do remetente (CPF ou CNPJ);
  4. Marque a caixa de recaptcha;
  5. Clique em “consultar”.

O que fazer antes de registrar sua reclamação nos Correios?

O prazo de entrega do produto já passou e pretende registrar uma reclamação no site dos Correios? Então, é importante adotar algumas medidas antes disso, como as que indicamos a seguir:

Verifique o status do pedido junto à loja

Antes de registrar sua reclamação nos Correios, verifique o status do pedido junto à loja em que fez a compra. Dessa forma, será possível confirmar se o pedido foi efetivamente enviado.

Em caso negativo, tente resolver o problema diretamente com a loja, seja pedindo o envio ou cancelando o pedido pelo não cumprimento do acordo comercial.

Veja se a entrega é pelos Correios

Além disso, antes de registrar sua reclamação online nos Correios é importante verificar se a entrega realmente será feita pelo órgão. Para saber isso é simples, basta consultar o status do pedido junto à loja.

Se o pedido não for pelos Correios, verifique a possibilidade de rastreá-lo junto à transportadora, para saber exatamente onde está e ter uma previsão de entrega.

Correios: atraso na entrega e indenização

Em alguns casos, o consumidor pode solicitar uma indenização aos Correios pelo atraso na entrega. Em situações assim, a empresa devolve uma parte do valor pago no frete e o total varia de acordo com o tempo de demora e tipo de serviço de entrega contratado.

Mas, de maneira geral a indenização varia de 5% do valor do frete (no caso de encomendas enviadas por PAC) a 100% do total (para entregas via SEDEX Hoje, SEDEX 10 e SEDEX 12).

Também há a possibilidade de indenização no caso de avarias, roubo, entrega indevida e extravio de mercadorias. Se seu pedido for de valor alto, contrate o serviço adicional “Valor Declarado”, para aumentar as chances de receber a indenização se houver algum problema.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.