Renault Kwid Zen é o carro popular MAIS BARATO; veja 3 prós e 3 contras desse hatch
O Renault Kwid Zen é barato e econômico, mas será que vale a pena? Conheça os prós e contras deste popular hatch e tome a melhor decisão
Com a recente medida do governo federal para baixar os preços dos carros de até R$ 120 mil, o Renaul Kwid Zen manteve seu posto de carro mais barato do Brasil.
Dessa vez, no entanto, o Kwid ficou abaixo da faixa de R$ 60 mil, atingindo outro patamar na disputa entre veículos 0 km com preços mais acessíveis.
Mas será que vale a pena comprar um Renault Kwid Zen, versão de entrada deste compacto? A seguir, confira alguns dos principais prós e contras do Kwid para tirar suas próprias conclusões.
Prós de comprar um Renault Kwid Zen
Para começar, vamos direto aos pontos fortes do Renault Kwid Zen.
Carro mais barato do Brasil
Conforme já adiantamos, Renault Kwid Zen é o carro popular mais barato disponível no Brasil. Com a recente redução de preço, seu valor inicial baixou para R$ 58.990.
Com isso, o Kwid chegou a uma faixa de preço próxima de muitos seminovos. Ou seja, muitas pessoas que estavam considerando comprar um seminovo, podem conquistar um carro 0 km sem desembolsar muito mais dinheiro por isso.
Atualmente, apenas o Kwid e o Fiat Mobi estão abaixo dos R$ 60 mil no Brasil. Portanto, na hora de pesquisar um carro 0 km, é provável que você se depare com uma diferença grande de preços entre o Kwid e outros carros que te chamem a atenção.
Ótima Economia de Combustível
Este pequeno notável tem números interessantes de consumo. Na cidade, sua média é de 10,8 km/l com álcool e 15,3 km/l com gasolina, enquanto na estrada é de 11 km/l com álcool e 15,7 km/l com gasolina.
Isso significa que o Renault Kwid Zen vai muito além do que apenas um preço inicial acessível. Ele continua economizando dinheiro para você toda vez que vai ao posto de combustível.
Bom conjunto de Itens de Segurança
Mesmo sendo um carro popular, o Renault Kwid Zen não deixa a desejar a segurança. Ele vem com itens importantes como airbags laterais e frontais, enquanto alguns carros oferecem apenas os frontais.
Além disso, o Kwid também tem controle de tração, ISOFIX, assistente de partida em rampa e controle de estabilidade, entre outros recursos.
No caso dos itens de conforto, também vale destacar que o Renault Kwid Zen tem sistema start-stop e direção assistida.
Contras de comprar um Renault Kwid Zen
Em compensação, o Renault Kwid Zen também apresenta alguns pontos fracos que você precisa levar em consideração.
Desempenho limitado
Se o seu foco é potência, talvez o Renault Kwid Zen deixe a desejar. Afinal, seu motor 1.0 entrega apenas 71 cv com álcool e 68 cv com gasolina, e o torque máximo é de 10 kgfm com álcool e 9,4 kgfm com gasolina.
Embora essas cifras não sejam impressionantes, lembre-se: o Renault Kwid Zen não foi projetado para ser um carro esportivo. Ele é um carro econômico e acessível para o dia a dia.
É um carro bem pequeno
O Renault Kwid Zen é um hatch subcompacto, o que significa que ele é menor que um hatch compacto. Com um comprimento de 3680mm e distância entre-eixos de 2423mm, pode ser um pouco apertado se você costuma transportar muitos passageiros ou bagagens.
Além disso, o porta-malas tem capacidade para apenas 290 litros, o que também pode ser um incômodo, dependendo dos seus planos.
Poucos itens de infotenimento
Como um carro mais simples, o Renault Kwid Zen não tem muitos recursos de infotenimento (informação + entretenimento).
Ele possui apenas rádio, conexão Bluetooth, conta-giros, indicador de temperatura externa, conexão USB e computador de bordo. Por isso, se você está acostumado com mais tecnologia, pode sentir falta de recursos mais avançados.
Renault Kwid Zen vale a pena?
Agora que você conhece os prós e contras do Renault Kwid Zen, a pergunta é: vale a pena? Se você está em busca de um carro econômico e não precisa de muito espaço ou alta performance, o Kwid Zen é uma opção interessante.
Por outro lado, se você prioriza desempenho e uma vasta lista de itens de conforto infotenimento, talvez valha a pena procurar por outra opção.
Ficha técnica Renault Kwid Zen
RENAULT KWID ZEN 1.0 | |
---|---|
Ano: | 2023 |
Preço: | por volta de R$ 58.990 |
Configuração: | Hatch subcompacto |
Combustível: | Flex (álcool e gasolina) |
Lugares: | 5 lugares |
Portas: | 4 portas |
MECÂNICA | |
Motorização: | Motor dianteiro B4D 1.0, com disposição transversal, 3 cilindros em linha, tuchos mecânicos, cilindrada unitária de 333 cm³, 4 válvulas por cilindro, peso/potência de 11,52 kg/cv, peso/torque 81,8 kg/kgfm, com rotação máxima 6250 rpm, aspiração natural, alimentação por injeção multiponto |
Potência máxima: | 71 cv com álcool e 68 cv com gasolina a 5500 rpm |
Torque máximo: | 10 kgfm com álcool e 9,4 kgfm com gasolina a 4250 rpm |
Velocidade máxima: | 156 km/h |
Aceleração 0-100 km/h: | 13,2 segundos |
Consumo na cidade: | 10,8 km/l com álcool e 15,3 km/l com gasolina |
Consumo na estrada: | 11 km/l com álcool e 15,7 km/l com gasolina |
Autonomia: | 410km com álcool e 581km com gasolina na cidade e 418km com álcool e 567km com gasolina na estrada |
Câmbio: | Câmbio SG1 manual de 5 marchas, com embreagem monodisco a seco |
Tração: | Dianteira |
Direção: | elétrica, com diâmetro de giro de 10m |
Suspensão dianteira: | Independente, McPherson, com mola helicoidal |
Suspensão traseira: | Eixo de torção, com mola helicoidal |
Freio dianteiro: | Disco ventilado |
Freio traseiro: | Tambor |
Pneus dianteiros: | 165/70 R14, com altura do flanco de 116mm |
Pneus traseiros: | 165/70 R14, com altura do flanco de 116mm |
DIMENSÕES | |
Comprimento: | 3680mm |
Distância entre-eixos: | 2423mm |
Porta malas: | 290 litros |
Peso: | 818kg |
Altura mínima do solo: | 185mm |
Largura: | 1579mm |
Altura: | 1479mm |
Tanque de combustível: | 38 litros |
Carga útil: | 375kg |
Itens de série do Renault Kwid Zen
SEGURANÇA | |
---|---|
Itens de série: | Freios ABS, airbags laterais, encosto de cabeça para todos os ocupantes, controle de tração, limpador e lavador do vidro traseiro, luz de condução diurna, ISOFIX para fixação de cadeira infantil, luz de condução diurna, assistente de partida em rampa, airbags frontais, cintos de três pontos para todos os ocupantes, controle de estabilidade, faróis com refletores duplos, travamento central das portas, desembaçador do vidro traseiro, monitoramento de pressão dos pneus |
CONFORTO | |
Itens de série: | ar-condicionado (1 zona), ar quente, cintos de segurança com ajuste de altura, banco traseiro rebatível, luz no porta-luvas, sistema start-stop, direção assistida, controle elétrico dos vidros dianteiros, destravamento remoto do porta-malas, comando interno da tampa de abastecimento |
INFOTENIMENTO | |
Itens de série: | rádio, conexão Bluetooth, conta-giros, indicador de temperatura externa, conexão USB, computador de bordo, termômetro do líquido de arrefecimento |
Você também pode gostar de ler
Renault Kwid ou Chevrolet Onix: veja um comparativo entre esses dois hatches econômicos