IPVA atrasado? Veja como negociar as dívidas e evite problemas para 2022

IPVA atrasado pode gerar multas e até mesmo apreensão do veiculo se licenciamento não estiver em dia, por isso é importante negociar a dívida

Com o fim do ano se aproximando, muitas pessoas já começam a se preparar para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022, que já começa a ser cobrado no início do ano. Por isso, se o veículo estiver com IPVA de anos anteriores atrasado, o recomendado é negociar a dívida o quanto antes.

Conforme a maioria dos motoristas já sabem, o pagamento do IPVA é algo obrigatório e necessário para o veículo se manter regularizado e com o licenciamento em dia.

Publicidade

Publicidade

Sendo assim, proprietários de veículos com IPVA atrasado devem negociar a dívida para regularizar a situação e evitar multas e outras penalidades, o que inclui até mesmo apreensão do veículo. Veja como fazer isso no texto abaixo.

Veja como quitar o IPVA e evitar dores de cabeça por conta do atraso
Veja como quitar IPVA atrasado para evitar bola de neve com o aumento previsto para 2022. Foto: Canva

Como pagar IPVA atrasado?

Para saber se o seu veículo está com o IPVA em dia, basta acessar o site da Secretaria da Fazenda do seu Estado. Nesse portal, você deve pesquisar por “IPVA” e encontra um menu para consulta de débitos.

Em seguida, basta informar o Renavam, a placa do veículos e demais dados que a plataforma solicitar para realizar a consulta.

Publicidade

Publicidade

Caso o veículo tenha débitos em aberto, você pode emitir a Guia para Regularização de Débitos (GRD). Além do IPVA atrasado, este documento também inclui multa, juros e outros encargos do atraso.

Depois disso, é só pagar esse boleto para regularizar a situação. O pagamento da guia pode ser à vista ou parcelado, mas é importante destacar que quem opta por parcelar a dívida acaba tendo encargos extras.

O contribuinte pode pagar a guia em agências bancárias, casas lotéricas ou até mesmo pela internet, informando o código de barras do boleto.

Caso a opção de consulta do IPVA ou de emissão da GRD não esteja disponível no site da Secretaria de Fazenda do seu Estado, entre em contato com a pasta por meio de um dos canais de atendimento disponíveis.

Veja também: Veja quem estará isento do IPVA em 2022

IPVA 2022 deve ser mais caro

Outro motivo para contribuintes com IPVA em atraso acertarem a dívida o quanto antes é a possível bola de neve que isso pode virar, já que a tendência é que o imposto fique ainda mais caro em 2022.

Publicidade

Publicidade

Isso acontece porque neste ano os carros usados ficaram mais caros, e esta valorização deve impactar no preço do IPVA, que é calculado com base no valor venal dos veículos e na alíquota praticada em cada Estado.

Felipe Matozo
Jornalista formado pelo Centro Universitário Internacional Uninter, repórter do Jornal O Repórter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário