Resultado do Fies sai dia 3 de agosto: como consultar?

O resultado do processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) segundo semestre de 2021 sai no dia 3 de agosto. Aqui, indicamos como consultar se você foi pré-selecionado na chamada única!

resultado do fies

Como consultar resultado do Fies

A consulta do resultado do Fies é feita online, no site do programa. A seguir, apresentamos um passo a passo para lhe auxiliar na verificação:

Publicidade

Publicidade

  1. Acesse o site de seleção do Fies;
  2. Clique em “entrar com gov.br”;
  3. Informe seu CPF e clique em “avançar”;
  4. Digite sua senha e clique em “entrar”;
  5. Selecione a lista de pré-selecionados e verifique o resultado.

Além de verificar o resultado no site do Fies, também dá para conferi-lo no site da instituição de ensino em que está tentando o financiamento.

Lista de espera Fies

Quem não foi pré-aprovado na chamada única tem mais uma chance de conseguir o financiamento, a lista de espera. Mas, como participar dela? Não é preciso fazer inscrição porque os candidatos que não foram pré-selecionados são automaticamente incluídos na lista de espera.

Documentos necessários para fazer matrícula

Posso fazer inscrição em todos os programas de educação?
Documentos necessários para se inscrever

Caso seja pré-selecionado, a próxima etapa é a de complementar as informações da inscrição no sistema do Fies para posterior matrícula presencial na universidade. Veja, a seguir, quais documentos o candidato deve apresentar:

Publicidade

Publicidade

  1. Carteira de identidade oficial com foto (RG, CNH ou carteira funcional);
  2. Identidade militar expedida pelas Forças Armadas ou auxiliares para membros e dependentes;
  3. RNE, se for o caso;
  4. CTPS (Carteira do Trabalho e Previdência Social);
  5. Comprovante de residência (contas de água, gás, energia elétrica ou telefone, entre outros);
  6. Comprovantes de rendimentos (contracheques, declaração de imposto de renda pessoa física, comprovantes de recebimento de pensão, extrato bancário, entre outros).

Esses são somente os documentos básicos solicitados para complementação e matrícula. Pode ser que a universidade solicite outros, portanto, sempre verifique com a instituição de ensino ou banco responsável pelo financiamento se há necessidade de apresentar uma documentação diferente.

Como fazer a matrícula do Fies

O processo de matrícula e confirmação do financiamento estudantil é feito em diferentes etapas. Se pré-selecionado, deve complementar as informações da inscrição online, no site do Fies.https://nodetalhe.com.br/novidades-enem-edicao-de-2021/

Então, é preciso validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), na instituição de ensino, em até 10 dias. Depois, o estudante deve contratar o financiamento junto ao agente financeiro (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal), formalizando todo o processo.

Como funciona o Fies 2021

O Fies é um programa de financiamento estudantil com foco em cursos de graduação. É destinado a famílias de baixa renda, ajudando a democratizar o acesso ao ensino superior.

Para participar da seleção, o candidato ou seu grupo familiar deve comprovar renda mensal bruta, por pessoa, igual ou superior a um salário mínimo vigente, com máximo de 3 salários mínimos. Além disso, é obrigatório ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Somente edições a partir de 2010 do Enem são aceitas e o candidato deve ter obtido média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos. Também não pode ter zerado a redação.

Publicidade

Publicidade

O novo Fies tem taxa de juros zero e o pagamento do financeiro estudantil começa a ser feito a partir do primeiro mês depois da conclusão do curso, desde que o contratante tenha renda. A parcela é descontada diretamente da fonte de renda, sempre dentro dos limites dos percentuais de pagamento.

Se o contratante não tiver renda no início o período de amortização, o financiamento deverá ser pago em prestações mensais iguais ao pagamento mínimo, conforme regulamento do programa.

Durante o curso, o estudante paga mensalmente o valor do encargo operacional ao banco que financiou a graduação, bem como o seguro de vida.

Cronograma do Fies 2º semestre

  • Inscrições: de 27 a 30 de julho de 2021;
  • Divulgação do resultado: 3 de agosto de 2021;
  • Complementação das informações da inscrição: de 4 a 6 de agosto de 2021;
  • Lista de espera: de 4 a 31 de agosto de 2021.

Bolsista Prouni pode se inscrever no Fies?

Somente o bolsista parcial do Prouni pode se inscrever no processo seletivo do Fies para financiar parte da mensalidade que não é coberta pelo programa de bolsas de estudos do Ministério da Educação. Quem é bolsista parcial Prouni deve utilizar o Fies na mesma instituição de ensino em que estuda.

Publicidade

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário