Saque-Aniversário do FGTS 2022 SÓ É BOM NESTES CASOS
Confira aqui em quais casos o Saque-Aniversário do FGTS 2022 é uma boa alternativa e saiba detalhes sobre o programa!
O Saque-Aniversário do FGTS 2022 é uma opção para trabalhadores acessarem o saldo de suas contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
De acordo com o Ministério da Economia, de janeiro a agosto de 2021 foram realizados mais de 10 milhões de saques. Em 2020, os trabalhadores sacaram um total de R$ 8,4 milhões.
Mas, será que o Saque-Aniversário do FGTS é um bom negócio? Existem alguns casos que ele pode compensar. Aqui, você descobre quais são eles! Acompanhe!
O que é o Saque-Aniversário do FGTS?
Trata-se de uma modalidade de uso do FGTS criada na lei 13.932/2019. Segundo a legislação, o trabalhador poderá sacar uma quantia específica do saldo de suas contas de FGTS uma vez por ano.
O FGTS foi criado em 1960 para ser uma espécie de poupança programada / reserva financeira para dar maior segurança aos trabalhadores em caso de demissão sem justa causa.
O saldo das contas só poderia ser sacado na demissão sem justa causa, se o trabalhador se aposentasse, se tivesse autorização do governo ou para financiar um imóvel. Em 2019, o governo flexibilizou as regras para incluir o Saque-Aniversário.
Quando é vantagem fazer o Saque-Aniversário do FGTS 2022?
Há três casos especiais em que vale a pena fazer o Saque-Aniversário do FGTS 2022! A seguir, listamos quais são eles:
1. Antecipação de parcela de dívida
Possui uma parcela de dívida prestes a vender e não sabe exatamente se terá dinheiro para pagá-la? Então o Saque-Aniversário é uma alternativa interessante para resolver esse problema.
Ao optar por fazê-lo terá dinheiro para pagar a parcela integralmente ou boa parte do valor, podendo complementar o restante com seu salário. O valor do FGTS é um alívio financeiro em seu orçamento, reduzindo o risco de um endividamento maior.
2. Pagamento de dívida com juros altos
O Saque-Aniversário do FGTS também é uma alternativa para pagamento de juros altos. Um ótimo exemplo disso é a dívida do cartão de crédito, que tem taxa de juros anual acima de 300%.
É justamente em situações assim que compensa fazer o saque. Você terá dinheiro para quitar a dívida e evitar que ela cresça a ponto de ser impossível pagá-la.
Mas atenção a um detalhe: antes de quitar a dívida é importante tentar a negociação junto à empresa credora, pois há a chance de conseguir descontos. Assim, fará melhor uso de seu FGTS.
3. Investimento em uma modalidade mais rentável
As contas do FGTS rendem 3% ao ano mais TR (Taxa Referencial). Curiosamente, a TR estava zerada desde 2017, mas em janeiro de 2022 voltou a subir e será atualizada diariamente pelo Banco Central.
A expectativa é de uma TR mensal de 0,11% e anual que fique entre 0,60% e 0,80%. Na prática, isso significa que as contas do FGTS renderiam cerca de 4% ao ano em 2022.
Pensando exclusivamente em fazer seu dinheiro crescer, um rendimento de aproximadamente 4% ao ano não é interessante.
Somente para comparação, um investimento conservador corrigido em 100% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário) rende 10,65% ao ano (valor vigente em fevereiro de 2022). Portanto esse investimento rende mais do que o dobro da conta FGTS.
Se sua intenção é somente fazer seu dinheiro do FGTS render mais, o Saque-Aniversário pode ser uma alternativa, passando o valor para investimentos com maior rentabilidade.
O que você deve levar em consideração antes de fazer o Saque-Aniversário do FGTS?
Há alguns pontos que você deve levar em consideração ao fazer o Saque-Aniversário do FGTS. A seguir, apresentamos quais são:
- Ao aderir ao programa, o trabalhador não poderá sacar 100% do valor do FGTS na demissão. Passa-se a ter direito ao saldo residual (se houver) e multa de 40% por demissão sem justa causa;
- É possível se desvincular do programa, mas há um período de carência de dois anos. Portanto, continuará recebendo o saque nesse período;
- O trabalhador não escolhe quanto saca! É feito um cálculo que considera o saldo das contas para estabelecer o total do saque.
Cuidado para não se perder nas finanças
Ao aderir ao Saque-Aniversário do FGTS, é importante ter cuidado para não se perder nas finanças pessoais. Recomenda-se fazer um controle financeiro e evitar gastos que podem comprometer demais seu orçamento.
Lembre-se que o FGTS é uma reserva financeira para o trabalhador, ajudando a se manter enquanto não consegue outro emprego. Se fizer mau uso do saque, não terá dinheiro no futuro em caso de demissão.