Saque do FGTS: 5 dicas para evitar golpes relacionados ao novo benefício

A Caixa Econômica Federal está alertando os beneficiários do Saque do FGTS sobre golpes. Confira essas 5 dicas para evitar cair neles!

A Caixa Econômica Federal está fazendo um alerta aos beneficiários do Saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), tendo em vista casos anteriores de fraudes e golpes relacionados ao benefício.

Em 2020, vários brasileiros descobriram que o Cadastro de Pessoa Física (CPF) já estava cadastrado no aplicativo do FGTS na primeira vez em que acessaram a plataforma.

Publicidade

Publicidade

Nesta matéria do NoDetalhe, você confere 5 dicas para evitar fraudes e golpes relacionados ao Saque FGTS. Confira!

1. Atenção a links suspeitos e mantenha o antivírus atualizado

Saque do FGTS: 5 dicas para evitar golpes relacionados ao novo benefício
A Caixa Econômica Federal está alertando os beneficiários do Saque do FGTS. Confira essas 5 dicas para evitar cair em golpes relacionados ao Saque. (Imagem: Reprodução/Imagem)

O beneficiário do FGTS que deseja se preservar de eventuais tentativas de golpe deve manter-se atento a qualquer link suspeito. Isso porque há muitos links que levam à instalação de programas e arquivos espiões, que normalmente ficam ocultos, apenas coletando informações do banco de dados.

Para evitar esse tipo de situação, também é necessário que o usuário mantenha o antivírus, do celular, computador ou tablet, sempre atualizado, para evitar que as informações sejam roubadas.

Publicidade

Publicidade

2. Utilize navegadores confiáveis

Outra forma de se proteger de eventuais fraudes e golpes é utilizar navegadores que sejam de confiança e manter o antivírus atualizado, para evitar que informações importantes sejam roubadas. Quanto mais seguro o navegador, mais seguros dados e informações pessoais devem ficar.

Portanto, opte sempre por utilizar navegadores que contenham verificação de segurança e ferramentas que mantenham os dados seguros.

3. Desconfie de assinaturas automáticas

Os beneficiários que têm a possibilidade de receber o Saque do FGTS também devem dar atenção a eventuais preenchimentos automáticos.  No aplicativo do FGTS, a senha e a assinatura eletrônica só podem ser assinadas se digitadas pelo próprio usuário.

Inclusive, a senha e a assinatura eletrônica não são solicitadas numa mesma página, em uma plataforma oficial da Caixa.

Qualquer plataforma com o nome FGTS que permita preencher essa informação de forma automática é suspeita. Portanto, o beneficiário do FGTS deve ter muito cuidado para evitar acessar plataformas não oficiais da Caixa e acabam fornecendo informações importantes a criminosos da internet.

4. Cuidado com SMS suspeito

Muitas das tentativas de fraudes e golpes se dão a partir do envio de SMS. Desse modo, é de grande importância que os beneficiários do FGTS, bem como demais clientes da Caixa Econômica, procurem sempre verificar a veracidade das mensagens que recebem no telefone celular.

Publicidade

Publicidade

Mensagens fraudulentas costumam, além de apresentar erros de escrita – o que por si só aponta para uma mensagem não oficial de uma grande organização, como é o caso da Caixa, enquanto uma das principais instituições bancárias existentes Brasil –, conter links e códigos que orientam para que o usuário caia em uma armadilha para roubo de dados e informações pessoais.

5. Solicitação de cadastramento de novos dispositivos

Outro fato a que os usuários devem estar atentos é a eventuais solicitações de cadastramento de novos dispositivos. Para prevenir os beneficiários de situações de fraudes e golpes, a Caixa fez questão de reforçar que não costuma fazer cobranças aos clientes para que façam o cadastramento de novos dispositivos para acesso à conta do FGTS ou da própria Poupança Digital.

Sendo assim, caso o usuário receba mensagens, via SMS, e-mail e outros canais de comunicação, solicitando esse tipo de ação, é preciso desconfiar e evitar responder a isso, pois tem grandes chances de se tratar de uma tentativa de golpe.

Em geral, é essencial que o usuário esteja atento ao remetente das mensagens que recebe, além de procurar erros de digitação, a fim de observar indicativos de que não se trata de uma oficial da Caixa Econômica.

Publicidade

Veja também: Auxílio Brasil hoje (22): como fica o pagamento do benefício nesta sexta-feira de recesso?

Publicidade

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário