Quem recebe auxílio doença tem direito a décimo terceiro?

Flavio Carvalho

12/11/2021

O décimo terceiro já começou a ser pago. São mais de 31 milhões de beneficiários, que representa um total aproximado de R$ 76 bilhões injetados na economia. Trabalhadores que estejam com incapacidade temporária e que recebem auxílio doença também podem ser beneficiados pelo pagamento, que é feito em duas parcelas.

Quem tem direito de receber décimo terceiro salário?

Caso a pessoa tenha recebido algum tipo de benefício previdenciário durante o ano, ela tem direito a receber o 13º salário. Entram na lista as pessoas que recebem aposentadoria, auxílio acidente, auxílio reclusão, pensão por morte ou auxílio doença.

Quem recebe auxílio-doença tem direito a décimo terceiro (2)
Fonte/Reprodução: original

Apenas em casos onde a pessoa recebe assistência de alguns benefícios, tais como Renda Mensal Vitalícia (RMV) e Benefício de Prestação Continuada da Loas, não terá direito ao abono anual.

Com benefício de auxílio doença, recebo o décimo terceiro salário?

Para que o segurado receba o auxílio doença, precisa estar afastado do ambiente de trabalho por mais de 15 dias, e apenas com laudo médico que comprove a necessidade, será feito o pedido de afastamento para que ele receba a assistência.

Ao passar pela perícia médica no INSS, a partir do momento em que o benefício de auxílio doença começa a vigorar, automaticamente o segurado passa a ter direito ao 13º salário.

No entanto, algumas ressalvas devem ser pontuadas, como no caso onde a pessoa que está assegurada consegue se recuperar e pode voltar ao trabalho, com a concordância da perícia médica do INSS ou quando deixa de receber o benefício e passa a ter aposentadoria por invalidez.

Quando o INSS paga o décimo terceiro dos beneficiários de auxílio doença?

O primeiro pagamento do 13º para pensionistas e aposentados foi pago em maio deste ano e tem sido antecipado por conta da pandemia da Covid-19. A segunda parcela, que antes ocorria entre agosto e novembro também foi antecipada, e o benefício foi pago entre 24 de junho e 7 de julho.

Para aqueles que passaram a receber o benefício depois do mês de janeiro, o valor do décimo terceiro é calculado proporcionalmente. A data para depósito é feita a partir do último número do benefício, que começa com 1 e sem levar em consideração o dígito verificador.

Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

0

Aguarde, procurando sua resposta