Saque JAM COD 60 no Saque do FGTS: o que significa esse código?

Felipe Matozo

24/07/2023

Se você tem acompanhado o extrato do FGTS e se deparou com o código “Saque JAM COD 60”, é natural que queira entender o que isso significa.

Esse código está diretamente relacionado ao saque-aniversário do FGTS, e indica uma mudança no valor do próximo depósito. Neste texto, iremos explicar em detalhes o que ele representa.

[lwptoc]

Afinal, o que é o saque JAM COD 60 do FGTS?

Saque JAM COD 60 no Saque do FGTS o que significa esse código

Entenda o que significa o código “Saque JAM COD 60” no FGTS. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Quando visualizamos o código “Saque JAM COD 60” no extrato do FGTS, isso indica uma importante mudança no próximo depósito do saque-aniversário.

Afinal, o termo “JAM” refere-se aos Juros e à Atualização Monetária, que são aplicados sobre o valor do depósito realizado pela Caixa Econômica Federal.

Dessa forma, o código “Saque JAM COD 60” significa que houve uma correção no valor do depósito, garantindo que você receba o montante atualizado.

Código Saque DEP COD 60

Outro código que pode ser encontrado é o “Saque DEP COD 60”. Conforme nós já explicamos aqui, esse código aparece quando o depósito do saque-aniversário já foi realizado e a Caixa enviou o valor para a conta cadastrada no aplicativo FGTS.

Se esse código aparecer no extrato, observe a data que estiver ao seu lado. Isso porque o valor ficará disponível para saque até o dia útil seguinte à data em questão.

Entenda melhor o saque-aniversário do FGTS

O saque-aniversário do FGTS é uma modalidade que permite ao trabalhador sacar parte do saldo disponível em sua conta do FGTS todos os anos.

Mas ao contrário do saque-rescisão, no qual o trabalhador pode sacar o saldo total em caso de demissão sem justa causa, no saque-aniversário é possível manter apenas o direito de receber a multa rescisória de 40%, abrindo mão do saque integral.

A Caixa Econômica Federal estabelece um calendário anual de saques, no qual os trabalhadores podem consultar a data específica em que poderão retirar os recursos.

Mas o percentual do saque varia de acordo com o saldo disponível na conta do FGTS do trabalhador, variando de 5% a 50% do valor total, além de um adicional fixo.

Conheça os prós e contras do Saque-Aniversário

Optar pelo saque-aniversário possui seus benefícios, como a possibilidade de utilizar parte do saldo anualmente para investimentos, pagamento de dívidas ou compras específicas.

Além disso, ao permanecer na modalidade, o trabalhador tem direito a receber um percentual maior de acordo com o aumento do saldo em sua conta do FGTS.

No entanto, é fundamental conhecer as limitações do saque-aniversário. Caso o trabalhador seja demitido sem justa causa, não poderá sacar o saldo total do FGTS. Como já destacamos, ele tem direito apenas à multa rescisória de 40%.

Dessa forma, é importante ponderar sobre suas necessidades e planejar suas finanças antes de aderir a essa modalidade.

Quando posso sacar o FGTS?

Além do saque-aniversário, existem outras situações em que o trabalhador pode sacar o FGTS, mesmo aderindo a essa modalidade. São elas:

  • Compra da própria;
  • Aposentadoria;
  • Doenças graves;
  • Rescisão do contrato de trabalho;
  • Suspensão do trabalho avulso por prazo indeterminado;
  • Em caso de morte do trabalhador, a família tem direito ao saque.

Conclusão

Conhecer bem o saque-aniversário do FGTS é muito importante para tomar decisões financeiras com consciência.

Conforme vimos neste texto, o código “Saque JAM COD 60” representa a correção do valor do depósito conforme os Juros e a Atualização Monetária, garantindo um pagamento atualizado.

Se você tem interesse em aderir ao saque-aniversário, avalie os prós e contras dessa modalidade e esteja ciente das limitações para aproveitar ao máximo os benefícios do saque-aniversário. Em caso de dúvidas, acesse o site da Caixa.

Você também pode gostar de ler
MUITO CUIDADO com este GOLPE do Saque-Aniversário do FGTS

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta