Ainda dá para sacar 22,8 bilhões de Pis/Pasep liberados pela Caixa
Trabalhadores dos setores privado e público ainda podem sacar R$ 22,8 bilhões de abono salarial Pis/Pasep. Trata-se de um benefício garantido a quem cumpre requisitos do programa. Aqui, indicamos quais são esses requisitos e como sacar o abono salarial. Confira!
Cotas e abono salarial Pis/Pasep
São duas opções de benefício: cotas Pis/Pasep e abono salarial Pis/Pasep. As cotas são destinadas a quem trabalhou no setor público ou privado entre 1971 e 1988. Já o abono é válido para o trabalhador do setor público ou privado a partir de 1º de outubro de 1988.
Quem tem direito ao Pis/Pasep?
Só tem direito ao Pis/Pasep quem cumpre todos os requisitos do programa. A seguir, listamos quais são esses requisitos! Confira e saiba se você pode receber o benefício:
- Ter trabalhado com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias no ano anterior;
- Ter recebido, em média, o máximo de dois salários mínimos por mês;
- Estar inscrito no Pis/Pasep há cinco anos, no mínimo;
- A empresa em que atuava precisa ter informado dados de tempo de trabalho e salário corretamente para o governo.
Um detalhe importante: herdeiros também têm direito a sacar a cota ou abono salarial Pis/Pasep. Para isso, basta apresentar uma documentação que comprove que é herdeiro direto do trabalhador.
Como consultar o Pis/Pasep?
Está na dúvida se realmente tem direito ao benefício? Uma das formas mais simples e rápidas de saber isso é realizando uma consulta Pis/Pasep online. A seguir, indicamos como efetuá-las:
Consulta Pis
- Acesse o portal da Caixa;
- Informe seu CPF, NIS ou e-mail e sua senha de acesso, caso tenha cadastro. Se não tiver, informe um dos dados de identificação e clique em “cadastrar/esqueci senha” e siga as orientações do site;
- Marque a caixa de recaptcha;
- Clique em “acessar”;
- Selecione “Pis” no menu de serviços;
- Clique em “consulta a pagamento”.
Consulta Pasep
- Acesse o site de consulta Pasep;
- Informe seu número de inscrição Pasep ou CPF e data de nascimento;
- Marque a caixa de recaptcha;
- Clique em “confirmar”.
Como sacar Pis?
O saque do Pis é feito na Caixa Econômica Federal para quem trabalhou em empresa do setor privado. O banco disponibiliza três formas de saque:
- Cartão Cidadão: alternativa disponível para o trabalhador que possui o Cartão Cidadão e senha. Dá para sacar em caixas eletrônicos de agências da Caixa Econômica Federal, correspondentes Caixa Aqui e lotéricas, é só apresentar seu cartão e digitar a senha;
- Saque presencial em agência da Caixa: destinado a quem não possui o Cartão Cidadão. Apresente um documento de identificação (RG ou CNH) e CPF para efetuar o saque;
- Depósito em conta: possui conta na Caixa Econômica Federal? Então, o banco faz o crédito diretamente nessa conta!
Como sacar Pasep?
O saque do Pasep é feito no Banco do Brasil para os trabalhadores do setor público. Confira quais são as opções disponíveis na instituição financeira:
- Saque presencial em agência: destinado para trabalhadores que não possuem conta no Banco do Brasil. É obrigatório apresentar um documento de identificação e CPF;
- Depósito em conta: se já for correntista do Banco do Brasil, o dinheiro será depositado automaticamente em conta.
Como saber quanto eu tenho direito de Pis/Pasep?
O valor do Pis/Pasep é proporcional ao tempo de trabalho no ano base. Quem trabalhou 12 meses recebe um salário mínimo integral, que é o valor máximo. Já quem trabalhou 3 meses recebe um valor proporcional.
Para chegar nesse valor proporcional é só fazer um cálculo simples! Tomando como base o exemplo anterior, basta dividir o valor do salário mínimo por 12 e multiplicar por 3 (quantidade de meses trabalhados). Neste caso, o abono é de R$ 275,00.
Não quer perder tempo fazendo essa conta? Então, é só realizar a consulta Pis/Pasep que indicamos anteriormente. Se tiver direito ao benefício, o site informará o valor a ser pago.
Vai ter Pis/Pasep em 2022?
A expectativa é que sim, que terá Pis/Pasep em 2022. O Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) adiou os pagamentos de 2020 para 2022, com a finalidade de repassar verba para programas de preservação do emprego.
A previsão é que os pagamentos do Pis/Pasep retornem a partir de janeiro ou fevereiro, se estendendo até junho ou julho.