Seu nome pode ficar sujo no Serasa e no Spc por estes 5 motivos

Seu nome pode ficar sujo no Serasa e no Spc por estes 4 motivos

Existem algumas situações que podem fazer com que o indivíduo tenho o nome em órgãos de proteção ao crédito, ficando assim com o nome sujo. É importante saber os motivos por que a pessoa pode ficar negativa.

Afinal de contas, com a negativação, o cidadão fica impedido de fazer diversos tipos de movimentações financeiras.

Publicidade

Publicidade

Nesta matéria do NoDetalhe, você confere 5 motivos por que seu nome pode ficar sujo no Serasa e no Spc. Confira!

1. Possuir vínculo com empresa em falência

Seu nome pode ficar sujo no Serasa e no Spc por estes 5 motivos
Conheça esses 5 motivos que fazem com que as pessoas acabem com o nome sujo no Serasa e no Spc para evitar esse tipo de problema. (Imagem: Reprodução/Internet)

Apesar de muitas pessoas não saberem até que aconteça com elas, estar vinculado a uma empresa que esteja em falência é um motivo para ficar com o nome sujo no Serasa e no Spc. No caso, quando uma pessoa que é proprietária ou sócia de uma empresa que esteja falindo, ela automaticamente fica com o nome sujo.

Por outro lado, se ela atuar como sócia,  dependerá do regime jurídico da companhia, porque em alguns casos, os sócios podem assumir responsabilidade quanto ao pagamento de dívidas.

Publicidade

Publicidade

2. Golpes e fraudes

É comum que aplicadores de golpes e fraudes se apropriem dos dados de consumidores para fazer compras, para financiamentos, contratar empréstimos e assim sucessivamente. Isso sem dúvidas é um grande problema.

Afinal de contas, como essas ações foram realizadas no nome de um consumidor, caso não seja verificado o pagamento da dívida, isto tende a sujar o nome dele. Em casos como esse, é muito comum que o cidadão só tome conhecimento sobre a dívida quando ela se torna muito alta ou simplesmente impossível de quitar.

Se isso acontecer, então o indivíduo irá precisar entrar na Justiça para provar que não fez a contratação de serviços. A partir disso, será possível finalizar todas as contas feitas pelos golpistas e tirar o nome dos órgãos de proteção ao crédito.

Em geral, é recomendado sempre ficar de olho nos bancos de dados desses órgãos, para saber se está tudo certo com o seu nome. A pior surpresa é descobrir uma dívida impagável por que não se é responsável.

3. Protesto de dívida em cartório

Caso o cidadão realize uma compra em uma loja e deixe de fazer o pagamento, precisa estar ciente de que a empresa poderá ir ao cartório abrir uma reclamação em consequência do não pagamento.

Depois que a empresa reivindica a dívida de forma legal, o devedor tem um prazo para pagar o débito. Se, mesmo com a reclamação legal, o devedor não quitar a dívida, então esse cidadão terá o seu nome negativado.

Publicidade

Publicidade

No meio disso, é interessante lembrar que, mesmo quando a dívida caduca, o cidadão segue endividado e precisa quitar a dívida para poder retomar o controle sobre a vida financeira.

4. Ação judicial

De maneira semelhante a quando se faz um protesto sobre uma dívida no cartório, quando uma empresa entra com uma ação judicial contra o cidadão, ele também pode ficar com o nome negativado.

5. Atrasar pagamento das contas

Outra situação que, sem dúvidas, está entre os motivos por que alguém pode ficar com o nome sujo no Serasa e no Spc é quando uma pessoa deixa atrasar o pagamento de contas, seja de uma compra em um estabelecimento comercial, ou até a conta de energia.

Quando o cidadão não faz o pagamento dentro do prazo, ele está sujeito a ter cobrança de multas e, é claro, a ter reclamações em seu nome em órgãos de proteção ao crédito.

Publicidade

É de grande importância se manter atento ao pagamento de contas, por menores que sejam os valores delas.

Publicidade

Veja também: Pronampe: programa ganha novas regras e MEIs agora podem conseguir empréstimo

Elouise LopesRedatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais.
Veja mais ›
Fechar