Shein paga 50% da taxa? Descubra se é verdade e como fazer

Felipe Matozo

11/09/2023

Se você gosta de comprar produtos pela internet, deve estar sabendo das novas regras de taxação para compras internacionais. Mas você sabia que a Shein paga 50% dessa taxa em alguns casos?

Neste texto, vamos explicar como funciona a política de reembolso da taxa de importação da Shein como você pode fazer para conseguir esse “desconto” no valor do imposto.

A Shein e o Reembolso de 50% da Taxa de Importação

Shein paga 50% da taxa_ Descubra se é verdade e como fazer

Entenda como funciona o reembolso de 50% da taxa de importação pela Shein.

Se você realizar uma compra na Shein e for taxado na alfândega brasileira, saiba que há a possibilidade de dividir o valor dessa taxa com a empresa. Mas para obter o reembolso, é necessário seguir alguns passos:

  1. Primeiro, é preciso pagar a taxa de importação aos Correios e guardar o comprovante de pagamento.
  2. Em seguida, você deve enviar o comprovante de pagamento e o recibo do Demonstrativo de Impostos e Serviços (DIS) para o e-mail de suporte da Shein ([email protected]).
  3. Se preferir, você pode realizar todo o procedimento pelo aplicativo da Shein. Basta acessar a seção de “Rastreamento e Entrega” e seguir as instruções sobre o reembolso.

É importante ressaltar que, embora o prazo de devolução dos valores na carteira da Shein seja de até 24 horas, pode demorar até 15 dias úteis para reembolsos em outros métodos de pagamento. Portanto, é preciso ter paciência e aguardar pelo processo de reembolso.

Como Pagar a Taxa nos Correios Para Pedir o Reembolso na Shein

Conforme já adiantamos, é necessário efetuar o pagamento do tributo aos Correios para solicitar o reembolso de 50% da taxa de importação na Shein.

Para quem escolher pagar a taxa pelo site dos Correios, a primeira coisa a se fazer é consultar se a compra foi taxada. Em caso de cobrança do imposto de importação, o pedido receberá o status de “aguardando pagamento”.

Nesse caso, você poderá obter detalhes da cobrança e das formas de pagamento no próprio site dos Correios. Após pagar a taxa de importação, guarde o comprovante para poder solicitar o reembolso à Shein.

Como recusar a taxa de importação?

Outra opção para evitar o pagamento da taxa de importação é recusar a encomenda e solicitar o reembolso à Shein.

Para isso, é necessário recusar a encomenda no site dos Correios e depois enviar um e-mail para a Shein ([email protected]) contendo o número do pedido e o comprovante da taxa recusada.

A Shein irá analisar o caso e realizar o reembolso de acordo com suas políticas internas. Mas é fundamental acessar a opção “Recusar Objeto” no site dos Correios para ter direito a este reembolso.

Como está a situação da Shein no Remessa Conforme?

Para compras de até US$ 50 feitas em sites internacionais, é possível conseguir isenção da taxa de importação se as empresas aderirem ao Programa Remessa Conforme e recolherem o ICMS.

No entanto, até o momento, somente as empresas Sinerlog e AliExpress receberam o certificado de habilitação.

A Shein aderiu ao Remessa Conforme, mas ainda está aguardando a regulamentação para participar do programa. Portanto, as compras feitas na loja continuam sujeitas à cobrança da taxa de importação, que é de 60%.

Conclusão

A Shein oferece a possibilidade de reembolso de 50% da taxa de importação, desde que o cliente siga os procedimentos corretos.

É importante realizar o pagamento da taxa aos Correios e enviar o comprovante de pagamento e o recibo do DIS para solicitar o reembolso à Shein.

Lembre-se também que é possível recusar o pagamento da taxa de importação, solicitando o reembolso à empresa, desde que o pedido seja recusado no site dos Correios.

Você também pode gostar de ler
O truque para não ser taxado na Shein que pouca gente conhece

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.