8 sinais de que você está consumindo POUCA PROTEÍNA em suas refeições; o 1º é o mais preocupante!
De todos os nutrientes necessários para o funcionamento do corpo humano, a proteína é sem dúvida uma das mais importantes, e caso você tenha muito pouca dela no seu corpo, seu corpo começa a dar sinais para você de que ela está em falta e que você precisa ingerir mais. Confira aqui no NoDetalhe 8 sinais que seu corpo lhe dá caso você esteja com deficiência de proteínas.
8 – Aumento da fome
Embora a falta de proteínas também possa gerar falta de apetite, também é comum os indivíduos que possuem deficiência desse nutriente passem a ter um apetite muito maior. Isso se dá pelo fato do corpo tentar restaurar a quantidade de proteínas por aumentar o apetite da pessoa para que ela passe a ingerir mais proteínas. Porém, isso também pode levar ao aumento de peso e até à obesidade.
Caso você esteja com fome constante, procure ingerir mais proteínas, como carne bovina, carne suína, ovos, aves etc. durante as suas refeições. Só tome cuidado para não exagerar.
7 – Maior risco de infecções
É muito comum pessoas que possuem falta de proteínas se infectarem com muito mais facilidade, afinal de contas, é simplesmente impossível o seus sistema imunológico funcionar sem proteínas, pois os seus anticorpos são estruturas feitas de, obviamente, proteínas. Para mostrar o quão perigoso isso é, ter apenas uma dieta um número de proteínas levemente reduzido já pode diminuir a eficiência do seu sistema imunológico grandemente, sendo mais difícil para o seu corpo se recuperar das infecções também.
6 – Crescimento atrofiado em crianças
Crianças estão constantemente em crescimento, e para manter esse ritmo, elas precisam ser supridas constantemente com vários nutrientes importantes para o seu desenvolvimento, como por exemplo, proteínas. Esse nutriente não é só importante para o desenvolvimento da massa muscular e óssea, mas também para o próprio crescimento do corpo no geral.
Crianças que possuem falta de proteínas normalmente possuem o seu crescimento desacelerado ou até mesmo paralisado. Na verdade, o nanismo é a deficiência mais comum entre crianças que possuem falta de proteínas.
5 – Fragilidade maior dos ossos
A perda da massa muscular não é o único ponto negativo causado pela falta de proteína, pois seus ossos também correm risco de se deteriorar com a falta desse nutriente. Todos os seus ossos possuem uma grande quantidade de proteínas neles, e eles necessitam delas para se manterem fortes, e caso haja um déficit de proteínas no seu corpo, eles irão enfraquecer aumentando o risco de fraturas e também proporcionando uma regeneração mais lenta caso algum deles seja quebrado.
4 – Emagrecimento
Isso tem haver com o sinal anterior. Os seus músculos possuem mais proteínas do que qualquer outra parte do seu corpo, e aas proteínas não duram para sempre, sendo necessário reabastecer o corpo com frequência para evitar que seus músculos degenerem. Esse sinal é mais comum em pessoas idosas.
Quando há uma falta de proteínas no seu corpo, os seus músculos tendem a atrofiar e diminuir em tamanho, causando perda de peso e emagrecimento, com o corpo tirando proteínas dos seus ossos para manter os tecidos do corpo preservados e garantir o funcionamento de atividades corporais mais importantes.
3 – Problemas na pele, unhas e cabelo
Os seus cabelos, unhas e pele possuem grande quantidades de proteínas, e essas partes do corpo são muito afetadas quando há uma falta desse nutriente. Começando pela pele, a falta de proteínas pode levá-la a se tornar escamosa e despigmentada, também podendo tornar-se muito vermelha, embora esse último sintoma é mais comum em casos mais extremos.
Pessoas com faltas de proteína também possuem seus cabelos afetados, fazendo com que eles cresçam mais lentamente e em casos mais extremos fazendo com que os seus fios comecem a cair. As suas unhas podem se tornar quebradiças e frágeis, podendo aparecer linhas nelas.
2 – Aumento do fígado
O fígado pode aumentar de tamanho por causa excesso de gordura nas células hepáticas, podendo causar inflamação, cicatrizes hepáticas e insuficiência hepática, sintomas da doença hepática gordurosa, sendo mais comum em pessoas obesas e pessoas que consomem muito álcool.
Por que a falta de proteínas causa o aumento do fígado é um mistério, mas uma teoria sugere que isso se dá pelo fato de uma síntese prejudicada das proteínas transportadoras de gordura, mais conhecidas como lipoproteínas.
1 – Edema
O edema é um sintoma famoso causado pela falta de proteínas. O sintoma se caracteriza pelo inchaço considerável da pele e é causado pela falta grave de albumina sérica humana, uma proteína encontrada no sangue e no plasma sanguíneo. A principal função da a albumina é manter a pressão oncótica estável e funcionando, ou seja, evitar que grandes quantidades de líquidos se concentrem em tecidos como a pele, atraindo os fluídos para a circulação sanguínea.
Devido a uma falta de albumina no sangue, a pressão oncótica acaba reduzindo, fazendo com que esses líquidos se concentrem em tecidos através do corpo, com o mais comum sendo a pele, fazendo com que ele comece a inchar, com os sintomas mais comum sendo uma barriga grande ou acúmulo de líquidos na cavidade abdominal.
Como evitar os problemas
Se você deseja saber se está com pouca proteína no seu corpo, basta ficar atento aos sinais mostrados acima. E a forma para evitar esses problemas é muito obvia: passe a ingerir mais proteínas nas suas refeições, como carne bovina, carne suína, ovos, aves, laticínios etc. já que as proteínas são mais facilmente encontrados em alimentos provindos de animais do que vegetais.
Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
7 álbuns musicais de Natal para tornar sua ceia muito mais animada