SISU 2021: dicas e estratégias para os dias de inscrições – Veja!

O SISU 2021 é um aliado de quem deseja realizar um curso de graduação de qualidade em uma universidade pública, mas sem passar pelo processo de vestibular.

Aqui, damos dicas e estratégias para os dias de inscrição SISU 2021, que acontecerá de 06 a 09 de abril.

Publicidade

Publicidade

Confira e aproveite para colocá-las em prática e aumentar suas chances de conseguir uma vaga!

jovens conversando

O que é o SISU 2021?

Trata-se do Sistema de Seleção Unificada, que é um programa no qual as universidades públicas do país disponibilizam vagas para candidatos da edição mais recente do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Ao se inscrever no SISU, o candidato utiliza a nota do Enem para tentar uma vaga numa instituição de ensino superior pública. Se consegui-la, poderá estudar sem realizar o vestibular.

Publicidade

Publicidade

Quem pode se inscrever no SISU 2021?

A inscrição no SISU 2021 estará disponível para candidatos que cumpram requisitos do edital do processo seletivo, o que envolve:

  • Ter participado da última edição do Enem;
  • Não ter zerado a zerado do Enem;
  • Já ter concluído o ensino médio. Portanto, se fez o Enem como treineiro não conseguirá se inscrever;
  • Ter conta no portal gov.br.

Como criar conta no gov.br

A inscrição no SISU só poderá ser efetuada se o candidato tiver conta no gov.br, que é um portal de serviços do governo federal. Mas, como realizar sua conta? A seguir, apresentamos um passo a passo para fazer a sua:

  1. Acesse o portal gov.br;
  2. Clique em “crie sua conta gov.br”;
  3. Selecione “número do CPF”;
  4. Preencha a ficha cadastral;
  5. Valide seus dados;
  6. Habilite seu cadastro;
  7. Cadastre uma senha de acesso.

Pronto! Para se inscrever, basta informar seu CPF e senha de acesso recém-criada. Caso não se lembre dela no momento da inscrição SISU, clique em “esqueci minha senha” para cadastrar outra.

Como se inscrever no SISU 2021

A inscrição SISU 2021 é gratuita e exclusivamente realizada pela internet. Logo abaixo apresentamos um passo a passo para lhe orientar nesse processo:

  1. Acesse o site do SISU;
  2. Clique em “fazer inscrição” e depois em “entrar com gov.br”;
  3. Informe seu CPF e clique em “avançar”;
  4. Digite sua senha de acesso e clique em “entrar”;
  5. Confirme se seus dados estão corretos, principalmente os de contato, para garantir que você seja localizado em caso de aprovação;
  6. Acesse a tela “minha inscrição” e selecione até duas opções de curso. Utilize o campo de pesquisa de vagas para encontrar as oportunidades pelo nome do curso, da instituição ou município;
  7. Selecione a modalidade em que seja concorrer. Existe a possibilidade de escolher entre ampla concorrência e ações afirmativas. Caso opte por esta última, terá de comprovar requisitos de cota;
  8. Revise as informações e confirme a inscrição.

Dicas e estratégias para o SISU 2021

Existem dicas e estratégias que podem aumentar suas chances de conseguir uma vaga numa universidade pública pelo SISU. Mas, quais são? Confira, a seguir, todas e as considere durante o período de inscrição:

Verifique a possibilidade de mudar de cidade ou estado

Muitas vezes, sua nota no Enem não é suficiente para conseguir uma oportunidade na cidade em que você mora, mas talvez seja para conquistar a vaga numa instituição de outra cidade ou estado.

Publicidade

Publicidade

Por isso, uma boa dica para aumentar suas chances de conseguir uma vaga no SISU é ampliar seu leque de opções considerando universidades em outras localidades.

Mas, sempre tenha em mente um detalhe: sua situação financeira. Lembre-se que mudar para outra cidade ou estado demanda um gasto para se manter no novo local, envolvendo moradia, alimentação e transporte.

Simule previamente suas notas

As notas do Enem 2020, que serão utilizadas no SISU 2021, estarão disponíveis a partir do dia 29 de março. Assim que souber sua pontuação, aproveite para simular sua nota no SISU.

Existem simuladores gratuitos disponíveis na internet e todos consideram o histórico de notas de edições anteriores do SISU para verificar sua probabilidade de ser aprovado em determinado curso.

Publicidade

Dessa forma, você conseguirá prever se suas notas do Enem são suficientes para estar entre os potenciais aprovados no SISU no curso que tanto deseja.

Publicidade

Acompanhe as notas de corte diariamente

Todos os dias o SISU calcula e libera uma prévia da nota de corte, que é a nota mínima que o candidato precisa atingir para ficar entre os potenciais aprovados.

Se sua nota não for suficiente para conseguir suas opções de curso iniciais, é possível alterá-las para outras em que têm mais chance. Mas, essa alteração só pode ser feita no período de inscrições.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário