Sisu 2022: aprovados já podem fazer matrícula em universidades públicas

Candidatos que foram aprovados na 2ª edição de 2022 do Sisu precisam fazer a matrícula na instituição em que foram aprovados.


Começa nesta quarta-feira, 13 de julho, o período de matrícula de aprovados no Sisu 2022 que foram selecionados na 1ª chamada do programa. Ao todo, serão preenchidas 65.932 vagas em mais de 2 mil cursos de graduação, em 73 universidades e faculdades públicas espalhadas pelo Brasil.

O resultado do processo foi divulgado na última quarta-feira, 6 de julho, e os aprovados precisam efetuar a matrícula até o dia 18 de julho.

Quem não foi convocado na primeira chamada ainda tem uma chance, pois diversas outras chamadas são realizadas para preencher as vagas de candidatos aprovados que não efetuaram a matrícula na data estipulada. Para isso, é preciso se inscrever na Lista de Espera até o dia 18 de julho.

Quais documentos são necessários para a matrícula?

Cada universidade tem suas próprias exigências em relação às documentações necessárias. Portanto, recomendamos que confira a lista de documentos diretamente na plataforma do Sisu, que também disponibilizará o endereço da instituição e os horários de atendimento.

Porém, alguns dos documentos mais pedidos, que convém já separar com antecedência, são os seguintes:

  • Documento de identidade com foto (RG, por exemplo);
  • CPF;
  • Histórico Escolar;
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
  • Título de Eleitor (para maiores de 18 anos);
  • Certidão de quitação com as obrigações eleitorais;
  • Comprovante de quitação com o Serviço Militar (para homens);
  • Comprovante de residência;
  • Fotografia 3×4;
  • Declaração afirmando que não ocupa vaga em outra universidade pública (documento disponibilizado geralmente pela própria instituição);

Além disso, candidatos aprovados em modalidades especiais (renda, cota racial, escola pública etc.) precisam comprovar as informações apresentadas na inscrição. Para isso, é preciso apresentar documentos como comprovantes de renda, de escolaridade, laudos médicos (para candidatos com deficiência) etc.

Como funciona o Sisu?

Sisu 2022 aprovados já podem fazer matrícula em universidades públicas (Imagem: Reprodução/Pexels)
Sisu 2022 aprovados já podem fazer matrícula em universidades públicas (Imagem: Reprodução/Pexels)

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa do governo que intermedia o acesso de candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a vagas em universidades públicas.

Ao se inscrever no Sisu, o candidato pode escolher o curso que deseja fazer, além da instituição de ensino superior e o turno desejados. Os candidatos são classificados de acordo com a nota obtida no Enem; portanto, quem tira uma nota maior tem mais chances de conseguir a vaga desejada.

As inscrições para a segunda edição de 2022 aconteceram entre 28 de junho e 1º de julho, com o resultado sendo divulgado na última quarta-feira (6). Agora, cabe aos aprovados matricularem-se nos cursos em que foram aprovados.

Aproveite e leia também:
Lista de Espera do Sisu 2022: como funciona?

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.