Só adiante o Saque-Aniversário do FGTS nestes casos específicos…
Saiba em quais casos a adesão ao saque-aniversário do FGTS vale a pena e quando não é recomendado aderir a esta modalidade.
Desde que surgiu, a modalidade de saque-aniversário do FGTS começou a chamar a atenção de muitos trabalhadores por parecer se tratar de um dinheiro fácil, mas em muitos casos não é bem assim.
Afinal, se por um lado o trabalhador tem acesso a uma parte do seu fundo de garantia todos os anos, por outro ele perde direito ao valor integral em caso de demissão sem justa causa.
Sendo assim, existem casos em que a adesão ao saque-aniversário não é recomendada, conforme veremos a seguir.
Quando vale a pena fazer o adiantamento do Saque-Aniversário 2022 FGTS?
A primeira coisa que um trabalhador deve considerar antes de aderir ao saque-aniversário é a perspectiva de permanência no seu emprego atual. Afinal, se a pessoa acha que corre risco de demissão sem justa causa em um futuro próximo, o saque aniversário não vale a pena.
Isso porque o saque-aniversário tira o direito ao valor do FGTS em caso de demissão, então vale mais a pena aguardar para sacar o valor total do que usar apenas uma parcela disso.
Além disso, é muito importante considerar a finalidade do dinheiro, ou seja, para que ele será usado. Segundo a planejadora financeira Myrian Lund, é preciso trabalhar com objetivo e planejamento, pois o FGTS é uma reserva financeira que pode ser usada no futuro.
Nesse sentido, a professora do Ibmec-RJ Gecilda Esteves afirma que é preciso ter um propósito específico, como abater ou antecipar parcelas de dívidas mais caras, que podem virar bolas de neve por conta dos juros.
No entanto, Esteves destaca que a adesão ao saque-aniversário do FGTS pode valer a pena em casos em que o trabalhador vê que não há perspectiva de demissão no curto prazo. Mas para isso é preciso que haja uma alternativa de investimento mais rentável para estar ser uma opção positiva.
Para quem está liberado o Saque-Aniversário FGTS
O saque da parcela anual do FGTS fica disponível para quem adere à modalidade durante três meses, a partir do início do mês de aniversário do trabalhador. Ou seja, em fevereiro o saque-aniversário ficou disponível para aniversariantes do mês e também segue para nascidos em dezembro e janeiro.
Qualquer trabalhador com conta no fundo pode aderir ao saque-aniversário, e para conferir mais detalhes sobre as regras e o cálculo do valor da parcela anual, acesse o site da Caixa.