Taxa para financiamento de casas ficou mais cara com alta na Selic – Confira!

Taxa para financiamento de casas ficou mais cara com alta na Selic - Confira! (1)
Fonte/Reprodução: original

O cenário brasileiro é de constante alta nos preços de tudo, e os juros não escaparam desse fato. A taxa Selic é um dos mecanismos que o banco utiliza a fim de ter um controle maior sobre a inflação do país e impedir um colapso no cenário financeiro.

Porém, caso essa taxa tenha o valor aumentado, os financiamentos de casas ficam mais difíceis para as pessoas, e foi isso que aconteceu segundo os dados atuais. Para esclarecer tudo sobre essa alta da taxa Selic e os impactos causados no financiamento de moradias, continue conosco.

Publicidade

Publicidade

Por que houve um aumento na taxa Selic?

Como foi dito anteriormente, a taxa Selic está aí para controlar a inflação que toma conta do país e impedir um impacto maior em vários setores da economia.

No entanto, a crise da economia brasileira foi tão profunda que a taxa sobe constantemente e faz com que os bancos aumentem o valor de suas tarifas, o que acaba por encarecer os custos dos serviços.

Taxa para financiamento de casas ficou mais cara com alta na Selic - Confira! (2)
Fonte/Reprodução: original

No dia 27/10/2021, foi divulgado pela Copom que a Taxa Selic estará em 7,75% ao ano. Talvez os únicos beneficiados com essa alta foram os investidores que acabaram por ganhar mais com os juros gerados através desse valor.

Publicidade

Publicidade

Em quais bancos têm as maiores taxas?

Através de pesquisas, é possível ver a variação de cada banco com suas taxas Selic. Isso ocorre devido aos custos de cada sistema bancário e seus serviços oferecidos.

Por isso, pode-se dizer que o banco que cobra a maior taxa no financiamento imobiliário é o Santander, com cálculos que chegam até a 8,77% ao ano.

Como o aumento na taxa de financiamento de casas prejudica a população?

Em vários aspectos. A começar que as parcelas ficarão cada vez mais caras pois, além dos juros exorbitantes, a primeira parcela da casa fica mais cara. Mesmo que os preços dos imóveis caiam com a alta da Selic, os valores de cheques e créditos sobem bastante.

Espera-se que com tudo que foi exposto, suas dúvidas quanto às consequências do aumento da taxa Selic para os financiamentos imobiliários tenham sido esclarecidas. 

Se gostou do conteúdo, não se esqueça de compartilhar para informar outras pessoas sobre o assunto abordado e te faço um convite para olhar outros posts do site, assim você se mantém informado de assuntos importantes como esse.

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar