Não serve apenas para cozinhar: 5 usos INCRÍVEIS para a Casca do Mamão

Elouise Lopes

10/03/2023

A casca do mamão pode ser um elemento bem versátil, assumindo diferentes usos, dentro e fora da cozinha. Afinal de contas, ela é rica em nutrientes e uma excelente fonte de fibras, vitaminas e também de minerais.

Veja também: Versatilidade e bom gosto: 10 ideias para RENOVAR sua Cozinha

Muita gente não tem nem ideia, mas dá para usar a casca do mamão para fazer limpeza e até mesmo para cuidar da pele.

Não serve apenas para cozinhar: 7 usos INCRÍVEIS para a Casca do Mamão

Nas próximas linhas, você vai conhecer diferentes jeitos de aproveitar o potencial da casca do mamão.

1) Adubo

Entre os vários usos incríveis que o mamão pode ter, está o de adubo. Esse ingrediente contém nutrientes que as plantas precisam para se desenvolver, como nitrogênio, fósforo e potássio.

Para isso, a pessoa precisa picar a casca em pedaços pequenos e depois colocá-los no solo, misturando com terra. Também é bom misturar com materiais orgânicos, como folhas secas, serragem e mais.

O ideal é que os pedaços da casca sejam os menores possíveis, para dar uma agilizada no processo de decomposição e ver resultados mais rápido.

2) Repelente

Não é todo mundo que sabe desse truque, porém ele funciona muito bem. A casca de mamão tem uma substância chamada carpaine, o que ela dela um ótimo repelente de insetos.

Esse estudo chegou a ser publicado até mesmo na revista científica Journal of Insect Science.

Para se proteger contra insetos, basta esfregar a parte interna da casca diretamente na pele, priorizando áreas como braços, pernas e pescoço, que são mais expostas.

Também dá para usar esse ingrediente para proteger a casa. Nesse caso, o que a pessoa precisa fazer é sair colocando as cascas em locais onde os insetos costumam se concentrar. Geralmente as pessoas colocam perto de janelas e portas.

3) Limpeza

Um uso da casca do mamão que pode ser muito benéfica para quem cuida da limpeza da casa é o de limpar superfícies. Só que desde já é bom ter em mente que a eficácia vai depender da quantidade de sujeira acumulada.

Em alguns casos, a casca do mamão pode ser usada até mesmo para polir os objetos.

Para fazer esse uso, a pessoa precisa pegar a casca de mamão e ir esfregando, em movimentos circulares, sobre a superfície que deseja limpar.

Depois, é só enxaguar com água morna e em seguida passar um pano seco e limpo, para evitar deixar marcas na superfície. Geralmente é isso que deixa o objeto com cara de que foi polido.

4) Clareador de dentes

Também dá para investir na casca do mamão como um clareador de dentes. Mas desde já é bom deixar o lembrete de que é sempre bom conversar com um especialista antes de fazer algum tratamento relacionado à saúde e higiene.

A casca do mamão possui vitamina C e antioxidantes, o que normalmente ajuda a melhorar a saúde bucal. Ao mesmo tempo, os nutrientes que estão presentes na casca do mamão podem ajudar a prevenir a formação de placas bacterianas nos dentes.

O que a pessoa precisa fazer em relação a esse tipo de tratamento é esfregar a parte interna do mamão nos dentes, deixar agir por um tempo e depois tirar. No geral, é bom manter o uso de fio dental e escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia.

Além de fazer esse tratamento, você também pode seguir uma dieta em que não consuma ou consuma pouco alimentos ou bebidas que mancham o dente (por exemplo, vinho tinto, café etc.).

5) Combate à celulite

Mais uma vez, é importante deixar claro que é bom conversar com especialista, antes de fazer certos usos do mamão.

Um uso que é bastante inusitado, mas que vale a pena testar, é o de combate à celulite. Esse uso é feito, porque a casca contém uma enzima conhecida pelo nome de papaína. Ela age com efeito anti-inflamatório e também tem propriedades proteolíticas.

Isso quer dizer a casca do mamão pode quebrar as células de gordura e a estimular a circulação sanguínea. Por sua vez, isso tende a diminuir as marcas de celulite na pele.

Para isso, o que a pessoa precisa fazer é esfregar a parte interna da casca na pele afetada, fazendo movimentos circulares suaves. Daí é só deixar agir por alguns minutos e depois enxaguar com água morna.

Esse é um tratamento que demanda tempo para ter resultados, por isso é legal fazer essa aplicação algumas vezes ao longo da semana.

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.

0

Aguarde, procurando sua resposta