Vale-Gás 2023 começa em fevereiro: veja calendário, valores e mais

Felipe Matozo

17/01/2023

Em fevereiro acontecem os primeiros pagamentos de 2023 do Vale-Gás, programa que também é conhecido como “Auxílio Gás dos Brasileiros”. A seguir, veja o calendário de pagamentos e principais informações sobre o benefício.

Calendário de pagamentos do Vale-Gás em fevereiro

Assim como aconteceu nos anos anteriores, o Vale-Gás será pago a cada dois meses. Mais uma vez, os pagamentos do benefício acontecerão em meses pares: fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro.

Além disso, em 2023 o Vale-Gás continuará seguindo o mesmo calendário de pagamentos do Bolsa Família. Nesse caso, vale lembrar que já foram divulgadas todas as datas de pagamento do Bolsa Família neste ano.

O calendário de pagamentos do Vale-Gás em fevereiro ficou da seguinte maneira:

Último número do NIS Data de pagamento
1 13 de fevereiro
2 14 de fevereiro
3 15 de fevereiro
4 16 de fevereiro
5 17 de fevereiro
6 22 de fevereiro
7 23 de fevereiro
8 24 de fevereiro
9 27 de fevereiro
0 28 de fevereiro

Para saber a data de pagamento do benefício, os participantes devem conferir o seu Número de Identificação Social (NIS) no site ou aplicativo do Cadastro Único, ou ainda no cartão do Auxílio Brasil ou do Bolsa Família.

O número que vale para o calendário é o último dígito antes do traço, já que o algarismo após o traço é o chamado “Dígito Verificador”, o que não conta.

Além disso, vale lembrar que apenas os pagamentos do Vale-Gás iniciam em fevereiro. O Bolsa Família, enquanto isso, já começa a ser pago em janeiro.

Quem recebe o Vale-Gás em 2023?

As regras para receber o Vale-Gás em 2023 continuam sendo as mesmas de anos anteriores. Portanto, é necessário atender aos seguintes requisitos para ter direito ao benefício:

Mas é importante destacar que se encaixar nas regras não garante o pagamento do auxílio, pois a fila de espera chega a ser maior que o número de beneficiários.

Em dezembro de 2022, mês em que foi paga a parcela mais recente do Vale-Gás, 5,95 milhões de pessoas receberam o benefício.

Qual o valor do Vale-Gás em 2023?

Quando o Vale-Gás foi criado, em 2021, o valor do benefício equivalia a 50% do preço médio do botijão de 13 kg no país.

Mas no segundo semestre do ano passado, uma das medidas da chamada “PEC dos Benefícios” foi aumentar o valor do auxílio para 100% da média nacional.

Esta medida valia somente até dezembro de 2022, mas com a aprovação da PEC da Transição, o governo Lula manteve o valor do benefício para este ano.

Portanto, em 2023 o Vale-Gás continuará equivalendo a 100% do preço médio de um botijão. Para efeito de comparação, o último pagamento do benefício foi de R$ 112.

Para definir o valor do Vale-Gás, o governo considera a pesquisa de preços da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Como consultar e sacar o benefício?

Para saber se você tem direito ao Vale-Gás, basta utilizar um dos seguintes meios de consulta:

  • Aplicativo Auxílio Brasil, disponível gratuitamente na Google Play Store para celulares Android e na App Store para dispositivos da Apple;
  • Aplicativo Caixa Tem, também disponível gratuitamente para celulares Android e da Apple;
  • Site do Cadastro Único, onde é possível conferir todos os benefícios aos quais a família tem direito;
  • Por telefone, nos números 111 e 121.

Em relação aos meios de pagamento do benefício, eles são os mesmos utilizados para o Bolsa Família. Portanto, os participantes recebem o Vale-Gás por Poupança Caixa Fácil e pela Poupança Social Digital (Caixa Tem).

Além disso, também é possível sacar o Vale-Gás com cartão social, o que pode ser feito em lotéricas, agências da Caixa e Correspondentes Caixa Aqui.

Mas quem preferir pode usar o próprio aplicativo Caixa Tem para comprar um botijão de gás. Nesse caso, uma das alternativas disponíveis é o pagamento via Pix, caso o vendedor ofereça esta opção.

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta