Vale-gás pagamento hoje (18). Veja quem recebe, por onde receber e os valores
O pagamento do Vale-gás começa hoje (18/01). Confira quem recebe, qual o valor e como receber o benefício!
O governo federal começa a pagar hoje (18/01) o Vale-gás. Em dezembro de 2021, o benefício foi pago para beneficiários de cidades atingidas pelas chuvas em Minas Gerais e Bahia. Agora, beneficiários de todo o país receberão.
Confira, aqui, quem recebe o Vale-gás hoje, como é feito o pagamento e quais são os valores do benefício!
Quem recebe o Vale-gás hoje (18/01)?
Somente beneficiários com NIS (Número de Identificação Social) final 1. No decorrer do mês de janeiro, demais famílias receberão o Vale-gás, completando a rodada inicial de 2022.
De acordo com o Ministério da Cidadania, 5,47 milhões de famílias receberão o benefício, que é pago a famílias que pertencem ao Auxílio Brasil.
Qual o valor do Vale-gás 2022?
O valor do Vale-gás é de 50% da média do preço do botijão vigente no Brasil. Esse preço é divulgado periodicamente pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
Em janeiro de 2022, o governo pagará R$ 52,00 para os beneficiários do programa. Mas esse valor não é fixo e pode ser alterado ao longo do ano de acordo com o preço vigente do botijão. Para ter uma estimativa de quanto receberá, considere sempre 50% do preço do botijão.
Por onde receber o Vale-gás?
Os cartões e senhas usados para saque do Auxílio Brasil podem ser utilizados para receber o Vale-gás. Se receber o benefício pelo aplicativo Caixa Tem, dá para sacá-lo gerando um código autorizado de saque no app. Basta seguir este passo a passo:
- Acesse o aplicativo Caixa Tem;
- Selecione “saque sem cartão”;
- Toque em “gerar código para saque”.
O código será exibido na tela de seu celular e tem validade de uma hora. Tente utilizá-lo para saque nesse período. Caso não consiga, gere um novo código repetindo o passo a passo acima.
O saque pode ser feito em um destes três canais: lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e caixas eletrônicos de agências da Caixa Econômica Federal.
Calendário de pagamentos do Vale-gás 2022
O calendário de pagamentos do Vale-gás 2022 é o mesmo do Auxílio Brasil. Todas as datas são estabelecidas conforme o dígito final do NIS dos beneficiários. A seguir, você confere as datas de pagamento de janeiro de 2022:
- NIS final 1: 18 de janeiro
- NIS final 2: 19 de janeiro
- NIS final 3: 20 de janeiro
- NIS final 4: 21 de janeiro
- NIS final 5: 24 de janeiro
- NIS final 6: 25 de janeiro
- NIS final 7: 26 de janeiro
- NIS final 8: 27 de janeiro
- NIS final 9: 28 de janeiro
- NIS final 0: 31 de janeiro
Quem tem direito ao Vale-gás 2022?
Apenas famílias que cumprem os pré-requisitos definidos pelo governo têm direito ao Vale-gás 2022. Confira, logo abaixo, quais são as regras:
- Pertencer à família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, o CadÚnico;
- Possuir renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional (R$ 606, considerando o valor de 2022);
- Integrar família que tenha entre seus membros residentes no mesmo domicílio pessoa que recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
A lei que implementa o Vale-gás diz que o benefício será concedido preferencialmente para as famílias com mulheres vítimas de violência doméstica e que estejam sob monitoramento de medidas protetivas de urgência.
Como se inscrever no Vale-gás 2022?
O processo seletivo de famílias para o Vale-gás é diferente de outros benefícios: o governo selecionará, dentre as que possuem CadÚnico, aquelas que atendem os requisitos do programa.
Caso sua família cumpra os requisitos, mas não tenha CadÚnico, só há uma forma de receber o benefício: fazendo seu cadastro. Para isso, dirija-se a um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou posto de atendimento do CadÚnico em seu município.
Confira endereços de unidades de atendimento próximas de você no site da prefeitura da cidade onde mora. Então, dirija-se ao local munido de documentos pessoais e de sua família (pessoas que moram na mesma casa) e solicite o CadÚnico. Na ocasião, deverá apresentar:
- Documento de identificação (RG, CNH ou certidões de nascimento e/ou casamento) e CPF de todas as pessoas que moram na mesma casa;
- Carteira de trabalho;
- Título de eleitor;
- Comprovante de renda atualizado.
O comprovante de endereço não é obrigatório, mas ajuda a acelerar o atendimento e cadastro. Se tiver um disponível, leve para apresentação e realização do CadÚnico.
Um detalhe importante: a simples inclusão no CadÚnico não é garantia de acesso ao Vale-gás! Para recebê-lo, é preciso atender aos critérios de renda do programa, bem como aguardar a inclusão de novos beneficiários pelo governo federal.
Mais sobre o programa
O Vale-gás foi criado pelo governo federal em 2021 após subida da inflação e do preço do botijão de gás. Sua proposta é facilitar a compra por famílias de baixa renda. Seu valor é sempre de 50% do preço do botijão vigente no país.