Vale-gás pagamento hoje (21). Veja quem receberá o auxílio, valores e onde receber
O governo realizou nesta sexta-feira (21) mais uma rodada de pagamentos do vale-gás 2021. Quer saber se você tem direito ou não? Confira aqui!
O governo realizou nesta sexta-feira (21) mais uma rodada de pagamento do Vale-Gás 2022. Quer saber se você tem direito ou não? Pois confira esta matéria do No Detalhe e tire todas as suas dúvidas!
Quem recebe o Vale-gás hoje (21/01)?
Nesta sexta-feira, 21 de janeiro de 2022, o pagamento do Vale-gás será destinado a todos aqueles com o Número de Identificação Social (NIS) com final 4 e que tiveram sido selecionados para o recebimento do benefício.
Indivíduos com NIS de final 1, 2 e 3 já receberam o pagamento do vale-gás, respectivamente, na terça, quarta e quinta-feira.
Além disso, convém lembrar que o Governo Federal não faz o pagamento do benefício nos fins de semana. Ou seja, se o seu NIS tem final 5, você receberá o pagamento (caso tenha sido selecionado) apenas na próxima segunda-feira, 24 de janeiro.
Qual o valor do Vale-gás 2022?
O valor do vale-gás será de 50% da média de preço do botijão de gás no país. A média é sempre determinada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e pode variar de um mês para outro.
Em janeiro de 2022, o vale-gás terá o valor de R$ 52,00. Ao longo dos próximos meses, é possível que este valor mude (para cima ou para baixo), a depender da flutuação do preço médio do botijão de gás.
Por onde receber o Vale-gás?
É possível receber o Vale-gás através dos cartões e senhas do Auxílio Brasil ou então através da conta digital do Caixa Tem.
Através do app do Caixa Tem, você poderá até mesmo sacar o valor em dinheiro através de um código autorizador. O saque poderá ser realizado em agências da Caixa Econômica Federal, casas lotéricas ou então em correspondentes Caixa Aqui.
Calendário completo do Vale-gás
Você pode conferir o calendário completo do pagamento do Vale-gás abaixo:
- 18 de janeiro: NIS final 1
- 19 de janeiro: NIS final 2
- 20 de janeiro: NIS final 3
- 21 de janeiro: NIS final 4
- 24 de janeiro: NIS final 5
- 25 de janeiro: NIS final 6
- 26 de janeiro: NIS final 7
- 27 de janeiro: NIS final 8
- 28 de janeiro: NIS final 9
- 31 de janeiro: NIS final 0
Além disso, diferentemente de outros programas do governo (como o Auxílio Brasil, por exemplo), o Vale-gás não será pago mensalmente, e sim a cada dois meses.
Vale-gás: quem tem direito?
Para ter direito ao vale-gás, é preciso que o indivíduo atenda a um dos seguintes pré-requisitos abaixo:
- Integrar uma família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, o CadÚnico, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional (R$ 606, valor de 2022);
- Pertencer a uma família que tenha entre seus membros residentes no mesmo domicílio pessoa que recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Além disso, o benefício será concedido preferencialmente a famílias com mulheres vítimas de violência doméstica ou que estejam sob monitoramento de medidas protetivas de urgência.
Como solicitar o Vale-gás 2022?
Não é possível se inscrever ou solicitar o vale-gás 2022. Para receber o benefício, é preciso estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e atender aos pré-requisitos mencionados acima. Caso sua família atenda, ela será automaticamente selecionada para o recebimento do vale-gás.
Para se inscrever no CadÚnico, é preciso se dirigir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou ao Posto de Atendimento do CadÚnico mais próximo de sua residência. Entretanto, nem todos os inscritos estão aptos a receber benefícios sociais do governo.
Gostou dessa notícia? Pois aproveite e confira também:
Benefícios do INSS com reajustes. Governo anuncia aumento nos valores pagos
Fonte: Caixa Tem