Vestibular CEFET-MG: mais de 800 vagas de graduação estão abertas com nota do Enem! Veja!

O vestibular CEFET-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) está com inscrições abertas para preencher mais de 800 vagas de graduação.

Para este processo seletivo, os candidatos podem utilizar sua nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) das edições de 2019 a 2020. As inscrições vão até o dia 19 de abril. Saiba, aqui, como fazê-las e mais informações sobre a seleção!

cefet-mg

Como funciona o vestibular CEFET-MG

O processo seletivo terá como base a nota do Enem 2019 ou 2020 do candidato, sendo que será considerada a maior para efeito eliminatório e classificatório.

Portanto, não há necessidade de realizar a prova do vestibular em si, somente de fornecer a nota do Enem.

Vagas vestibular CEFET-MG

Ao todo, o processo seletivo tem como foco o preenchimento de 844 vagas em cursos de graduação do CEFET-MG, voltados ao primeiro semestre letivo de 2021.

A distribuição de vagas é de 50% para ampla concorrência e outros 50% para acesso pelo sistema de reserva de vagas, que é destinado para candidatos que fizeram integralmente o ensino médio em escolas públicas, EJA (Educação para Jovens e Adultos) ou Encceja (Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos).

Do total de vagas do sistema de reserva, metade são voltadas a candidatos que tenham renda familiar mensal bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa. O restante é para quem se declarar preto, pardo ou indígena.

São disponibilizados diversos cursos de graduação, com opções nas áreas de exatas, humanas e biológicas. Veja, a seguir, algumas alternativas de formação do vestibular CEFET-MG 2021/1:

  • Administração;
  • Engenharias ambiental e sanitária; civil; de automação industrial; computação; controle e automação; de materiais; de minas; produção civil; transportes; elétrica; mecânica; metalúrgica;
  • Letras;
  • Química.

Quem pode participar do vestibular CEFET-MG 2021?

Para participar do processo seletivo, o candidato precisa cumprir requisitos estabelecidos no edital divulgado pelo CEFET-MG. De acordo com a instituição de ensino, somente quem fez uma das duas últimas edições do Enem (2019 ou 2020) pode concorrer a uma vaga.

Além disso, é obrigatório ter atingido a nota mínima de 500 pontos na redação e 450 pontos em cada uma das demais provas (matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias).

Como se inscrever no vestibular CEFET-MG

A inscrição no vestibular CEFET-MG é online e pode ser feita até o dia 19 de abril. Para lhe auxiliar a se inscrever, preparamos um passo a passo:

  1. Acesse o site de inscrição no vestibular CEFET-MG;
  2. Clique em “processo seletivo superior 2021.1”;
  3. Identifique a unidade e curso de seu interesse e clique em “realizar inscrição”;
  4. Marque as caixas de aceite das normas do edital;
  5. Escolha a modalidade de concorrência que se adequa ao seu perfil;
  6. Preencha o formulário de dados pessoais;
  7. Grave uma senha para login no site e acompanhamento da inscrição e resultados;
  8. Forneça dados de contato atualizados;
  9. Indique se deseja fazer a opção de uso de nome social;
  10. Finalize a inscrição.

Um detalhe importante: o vestibular CEFET-MG não possui taxa de inscrição. Além disso, é obrigatório informar CPF do candidato, bem como documento de identidade.

Resultado vestibular CEFET-MG

O resultado está programado para ser liberado no dia 26 de abril de 2021, no mesmo site de inscrição no vestibular CEFET-MG. Os aprovados deverão fazer uma pré-matrícula online entre o dia 26 de abril e 11 de maio.

Depois, deverão confirmar a matrícula presencialmente em data ainda a ser divulgada. Por isso, é importante acompanhar o site do vestibular, para evitar a perda de prazos e da vaga, se aprovado.

Candidatos que se inscreveram no sistema de reserva de vagas deverão comprovar as informações fornecidas na inscrição, tanto por meio de documentação como de entrevista presencial ou online.

Lista de espera vestibular CEFET-MG

Se o candidato não for aprovado na lista final, ele pode manifestar seu interesse em entrar para uma lista de espera, que é voltada a destinar vagas remanescentes aos candidatos

O registro na lista de espera deverá ser feito de 26 de abril a 14 de maio no site do vestibular CEFET-MG, o mesmo utilizado para inscrição. O resultado será divulgado no dia 17 de maio.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Deixe seu comentário