122,1 mil veículos têm até setembro para serem licenciados; entenda

Elouise Lopes

01/09/2022

Em Campinas, o Detran-SP (Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo) informa que veículos com final de placa 5 e 6 que ainda não tenham sido licenciados têm até o mês de setembro para regularizar a situação.

Todo o procedimento pode ser feito de maneira digital, por meio de sistema bancário.

Prazo para licenciamento de veículos com final de placa 5 e 6 termina este mês

De acordo com o Detran, em torno de 122,1 mil veículos ainda não foram licenciados em 2022. O prazo que veículos de placa com final 5 e 6 sejam licenciados vai até o mês de setembro.

O órgão lembra a população que a regularização do veículo é obrigatória em todo o estado de São Paulo e que o procedimento pode ser feito inteiramente através da internet.

Basta os cidadãos utilizarem o aplicativo CTD – Carteira de Trânsito Digital e o sistema bancário virtual, sem a necessidade de se deslocar até uma unidade do PoupaTempo-SP para solicitar a emissão do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).

A taxa de pagamento para emissão do documento é de R$ 144,86. Esse valor independe do calendário de licenciamento e o ajuste do valor é feito de acordo com a divulgação feita pela Coordenação Administrativa Tributária do Estado de São Paulo, que por sua vez considera o valor anual da Unidade Fiscal do Estado de São Paulo.

Isso porque, depois que o cidadão efetua o pagamento da taxa de licenciamento, ele só precisa baixar o CRLV-e, por meio do aplicativo digital. O documento ainda pode ser acessado através do portal de serviços do próprio Detran.

Vale comentar que o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) determinou a isenção de taxas referente ao seguro DPVAT, ainda no ano passado.

Quem não fizer o pagamento do licenciamento do veículo estará sujeito à remoção do veículo, sete pontos na carteira e multa de R$ 293,47, tendo em vista que o Código de Trânsito Brasileiro considera que esta seja uma infração de natureza gravíssima.

Veja também: Saque especial do FGTS já disponível para NOVO GRUPO; veja quem recebe

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.

0

Aguarde, procurando sua resposta