Toyota Etios 2013: vale a pena comprar um 10 anos depois?

Felipe Matozo

25/05/2023

Todo mundo adora um carro 0 km, não é mesmo? Contudo, há também um certo charme na experiência e na confiabilidade que um carro usado traz. Hoje, vamos falar sobre o Toyota Etios.

A seguir, você confere as principais informações sobre este hatch se vale a pena comprá-lo, mesmo após 10 anos do seu lançamento.

Para este texto, usamos como base o modelo Toyota Etios XLS 1.5 de 2013. Prepare-se, porque este compacto tem alguns truques na manga!

O Coração do Etios: Motorização

Toyota Etios 2013 vale a pena comprar um 10 anos depois

Saiba se ainda vale a pena comprar um Toyota Etios em 2023.

Inicialmente, vamos abordar um dos pontos fortes do Toyota Etios: sua motorização. Equipado com um motor 1.5 de 96,5 cv com álcool e 92 cv com gasolina, este hatch compacto é uma máquina.

Quem diria que um carro pequeno como o Etios teria tal performance? Por isso, se você gosta de ter potência à sua disposição, ele não irá te decepcionar.

Com aceleração de 0-100 km/h em 11,1 segundos e velocidade máxima de 173 km/h, este carro pode te surpreender na estrada. Além disso, seu câmbio manual de 5 marchas oferece uma condução prazerosa e engajadora.

Consumo do Toyota Etios: Beberrão ou Sócio do Posto?

Apesar de ser um carro mais potente que outros hatchs compactos, isso não significa necessariamente que ele vai esvaziar o seu bolso no posto de gasolina. Pois é, no quesito consumo o Toyota Etios mostra seu valor.

Com um consumo médio de 8,5 km/l com álcool e 12,4 km/l com gasolina na cidade e 8,9 km/l com álcool e 13,4 km/l com gasolina na estrada, é um carro econômico para a potência que oferece.

Se você comparar o Etios com outros hatches da mesma época que têm motor 1.0, verá que ele está dentro da média quando o assunto é economia de combustível.

Segurança e Conforto

Além disso, os itens de segurança e conforto do Etios são dignos de nota. Em 2013, a Toyota já pensava em sua segurança, equipando o Etios com freios ABS, airbags frontais, alarme antifurto perimétrico, e faróis de neblina. Mesmo que seja um carro de 10 anos, ele traz itens que ainda hoje são essenciais.

Em relação ao conforto, você vai se surpreender. O Etios vem com ar-condicionado, controle elétrico dos vidros, banco traseiro rebatível, e até mesmo um porta-luvas climatizado, coisa que nem alguns carros mais novos possuem!

Pequeno no Tamanho, Grande no Coração

Mas nem tudo são flores! Embora o Etios seja compacto e fácil de estacionar, seu porta-malas de 270 litros pode ser um ponto fraco se você precisa de bastante espaço.

Entretanto, considerando o tamanho do carro, ele se sai bem. Afinal, o que falta em espaço, sobra em coração, não é mesmo?

Além disso, é provável que qualquer modelo hatch compacto que você procurar apresente o mesmo problema, já que isso é comum na categoria.

Infotenimento: Mais Simples, Por Favor

Outro ponto que pode desapontar é o sistema de infotenimento. Apesar disso, temos que considerar que o carro é de 2013, e os recursos que eram padrão na época são diferentes dos de hoje.

De qualquer forma, o Etios conta com um rádio, conexão USB e CD player. Pode ser simples, mas cumpre o seu papel!

E o Preço do Toyota Etios, Vale a Pena?

Por último, vamos falar de um dos pontos mais controversos: o preço. O Toyota Etios 1.5 2013 tem um preço médio de R$ 38.098.

Para um carro de 10 anos, pode parecer um pouco alto, principalmente porque há modelos mais novos na mesma faixa de preço.

Mas, antes de tomar qualquer decisão, é importante considerar se ele vale o que cobra, já que os carros mais novos com preços parecidos costumam ter motor 1.0, por exemplo.

Afinal, o Toyota Etios Vale a Pena?

Finalmente, chegamos à pergunta que não quer calar: vale a pena comprar um Toyota Etios 2013, mesmo 10 anos depois?

Como sempre, a resposta depende das suas necessidades. Se você busca um carro com bom motor, consumo econômico, itens de segurança e conforto respeitáveis e não se importa com um infotenimento mais simples e um porta-malas um pouco menor, o Etios pode ser uma ótima opção para você.

Contudo, se infotenimento moderno e espaço são prioridades para você, talvez seja melhor buscar outras opções.

No fim das contas, o que importa é que você encontre o carro que melhor atenda às suas necessidades. E aí, o Toyota Etios 2013 pode ser esse carro para você?

Ficha técnica do Toyota Etios

TOYOTA ETIOS XLS 1.5
Ano: 2013
Preço: por volta de R$ 38.098
IPVA: por volta de R$ 1.524 (com base no estado de SP)
Configuração: Hatch compacto
Combustível: Flex (álcool e gasolina)
Lugares: 5
Portas: 4
MECÂNICA
Motorização: Motor dianteiro 2NR-FBE 1.5, de disposição transversal, 4 cilindros em linha, tuchos mecânicos, cilindrada unitária de 374 cm³, 4 válvulas por cilindro, deslocamento de 1496 cm³, peso/potência de 10,00 kg/cv, peso/torque de 69,4 kg/kgfm, rotação máxima de 6000 rpm, aspiração natural, alimentação por injeção multiponto
Potência máxima: 96,5 cv com álcool e 92 cv com gasolina a 5600 rpm
Torque máximo: 13,9 kgfm com álcool e 13,9 kgfm com gasolina a 3100 rpm
Velocidade máxima: 173 km/h
Aceleração 0-100 km/h: 11,1 segundos
Consumo na cidade: 8,5 km/l com álcool e 12,4 km/l com gasolina
Consumo na estrada: 8,9 km/l com álcool e 13,4 km/l com gasolina
Autonomia: 383km com álcool e 558km com gasolina na cidade e 401km com álcool e 603km com gasolina na estrada
Câmbio: Câmbio manual de 5 marchas, com embreagem monodisco a seco
Tração: Dianteira
Direção: Elétrica, com diâmetro de giro de 9,6 metros
Suspensão dianteira: Independente, McPherson, com mola helicoidal
Suspensão traseira: Eixo de torção, com Mola Helicoidal
Freio dianteiro: Disco ventilado
Freio traseiro: Tambor
Pneus dianteiros: 185/60 R15, com altura do flanco de 111mm
Pneus traseiros: 185/60 R15, com altura do flanco de 111mm
DIMENSÕES
Comprimento: 3777mm
Distância entre-eixos: 2460mm
Porta-malas: 270 litros
Peso: 965kg
Altura mínima do solo: 150mm
Largura: 1695mm
Altura: 1510mm
Tanque de combustível: 45 litros

Itens de série

SEGURANÇA
Itens de série: Freios ABS, alarme antifurto perimétrico, limpador e lavador do vidro traseiro, travamento central das portas, airbags frontais, faróis de neblina, repetidores laterais das luzes de direção, desembaçador do vidro traseiro
CONFORTO
Itens de série: ar-condicionado (1 zona), ar quente, ajuste do volante em altura, controle elétrico dos vidros traseiros, banco traseiro rebatível, comando interno da tampa de abastecimento, alças de segurança no teto, direção assistida, controle elétrico dos vidros dianteiros, rodas de liga leve, destravamento remoto do porta-malas, porta-luvas climatizado
INFOTENIMENTO
Itens de série: rádio, conexão USB, CD player, conta-giros

Você também pode gostar de ler
Peugeot 308 em 2023? Veja 3 motivos para comprar e 3 para NÃO comprar

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta