4 dias de trabalho por semana já é uma realidade no mundo; quando veremos isso na prática?

Visando principalmente aumento de bem-estar e de produtividade dos trabalhadores, crescem testes de semana de trabalho com 4 dias.

Na última segunda-feira (06/06), milhares de trabalhadores do Reino Unido começaram a participar de um teste que reduz uma semana de trabalho para 4 dias, sem ter cortes em seus salários.

O teste envolve 3.300 trabalhadores de 70 empresas de variados setores e é o maior deste tipo já realizado. Durante o piloto, os trabalhadores irão receber 100% do salário por 80% das horas trabalhadas, em troca da promessa de não diminuir a produtividade.

Publicidade

Publicidade

O programa é executado por diferentes instituições em parceria com pesquisadores das Universidades de Cambridge e Oxford e do Boston College.

Por que diminuir a semana de trabalho para 4 dias?

4 dias de trabalho por semana já é uma realidade no mundo; quando veremos isso na prática?
Testes de semana com 4 dias de trabalho se tornam cada vez mais comuns. Foto: Canva

De acordo com Sienna O’Rourke, gerente de marca da cervejaria de Londres Pressure Drop Brewing, o principal objetivo da empresa com a mudança era melhorar a saúde mental e o bem-estar de seus funcionários.

O teste em andamento no Reino Unido não é novidade, já que pedidos para diminuir a semana de trabalho ganharam força em vários países nos últimos anos. Uma das principais justificativas para isso é a mudança para o trabalho remoto durante a pandemia, que ajudou a aumentar os pedidos por maior flexibilidade.

Publicidade

Publicidade

Para Joe O’Connor, CEO da organização 4 Day Week Global, os trabalhadores mostraram que podem trabalhar “de forma mais curta e inteligente”.

Antes do piloto no Reino Unido, o maior já realizado havia acontecido na Islândia, envolvendo 2.500 funcionários do setor público em dois grandes testes entre 2015 e 2019. Após o programa, não houve queda correspondente de produtividade entre os participantes, e o bem-estar dos funcionário aumentou consideravelmente.

Segundo a Campanha da Semana de 4 Dias, testes com apoio do governo também devem ocorrer na Espanha e na Escócia ainda em 2022.

Testes no Brasil

No Brasil, algumas empresas também testam semanas de 4 dias de trabalho. É o caso agência de comunicação Shoot, por exemplo, onde os funcionários também trabalham 6 horas por dia, além da redução de um dia na semana.

Segundo Luciano Braga, sócio da Shoot, a mudança foi muito positiva para a empresa e deve ser permanente. Luciano explica que o objetivo é oferecer um pouco mais de qualidade de vida para os funcionários, e que a equipe tem sido mais organizada nas tarefas.

Além da Shoot, outra empresa que adotou a semana de 4 dias é a NovaHaus. Segundo a empresa de tecnologia, o objetivo é aumentar a produtividade e o bem-estar dos funcionários, e o teste que começou em março deve seguir até novembro. Após isso, a diretoria decidirá se mantem a mudança.

Publicidade

Publicidade

VEJA TAMBÉM: 44% dos brasileiros mudariam de emprego se home office for proibido e 28% consideram mudar de cidade

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário