8 melhores técnicas para GRELHAR seu churrasco

Conheça algumas das técnicas mais recomendadas para preparar e grelhar a carne e fazer um churrasco perfeito.


Se você quer fazer um churrasco perfeito, é importante tomar alguns cuidados na hora de grelhar a carne. A seguir, confira algumas técnicas que garantem um churrasco de qualidade.

1 – Grelhar o churrasco com fogo médio-baixo

Para começar, é importante destacar o nível ideal de fogo para grelhar a carne no churrasco. A recomendação é fazer isso em fogo médio-baixo para a carne não queimar.

Caso contrário, existe o risco de carne assar demais por fora e ficar crua por dentro. No entanto, também não deixe o fogo baixo demais, pois ele precisa estar alto o suficiente para selar a carne.

2 – Controlar o tempo

Também é importante cuidar para que a carne não fique tempo demais na grelha, pois isso pode deixá-la seca e dura.

Por isso, uma dica é pesquisar o tempo ideal que o corte que você irá assar precisa passar no fogo. De modo geral, o tempo de fogo para carnes como picanha, contrafilé e fraldinha gira em torno de 40 minutos se você assar a peça inteira, e 16 minutos se cortar em parte de 3 cm.

Além disso, também tenha atenção com a distância para o fogo. Os tempos citados acima (40 minutos e 16 minutos), por exemplo, consideram uma distância de 40 cm da brasa.

3 – Não espetar a carne

Este é um erro que muita gente comete na hora de grelhar carnes em um churrasco. Enquanto a carne estiver no fogo, não espete-a, pois isso faz com que o suco saia.

Em caso de dúvida, pesquise o tempo ideal para manter o corte em questão no fogo, e teste tirando primeiro pedaços menores da grelha.

4 – Girar a carne regularmente

Um churrasqueiro não pode simplesmente colocar a carne na grelha e deixar que o fogo faça o seu trabalho. Um dos principais motivos para não tirar o olho da carne é a necessidade de girá-la no tempo certo.

Nesse caso, o ideal é que a carne passe metade do tempo com um lado para cima e metade com o outro, garantindo que ela seja grelhada de maneira uniforme.

5 – Controlar a temperatura

Conforme já explicamos, você deve acertar a temperatura do fogo antes de começar a grelhar a carne. Mas esse cuidado não para por aí, já que o fogo tende a baixar com o tempo.

Por isso, é importante cuidar para manter a temperatura estável para assar a carne consistentemente. Se perceber que a temperatura está caindo, interfira para recuperar o nível ideal do fogo.

6 – Deixar descansar antes de servir

Este é um cuidado que muitos churrasqueiros não tomam. Embora seja difícil controlar a cortar de cortar a carne e começar a comer assim que ela sai do forno, é recomendado deixar ela descansar um pouco antes de servir.

Isso porque este tempo de descanso deixa a carne mais suculenta. Quando a carne sai do fogo e começa a esfriar, ela reabsorve naturalmente seus líquidos. Ou seja, deixar a carne descansar antes de servir ajuda a redistribuir o suco por toda a peça.

7 – Marinar a carne antes do churrasco

Um bom churrasco começa antes de grelhar a carne. E uma das estratégias mais indicadas para deixar a carne mais saborosa é a técnica da marinada. Aqui mesmo nós já mostramos as melhores marinadas para um bom churrasco.

Marinar carnes antes de assá-las complementa o sabor e também serve para amaciar a peça. Mas é importante destacar que antes de preparar a mistura para deixar a carne marinando, você deve considerar o corte que irá grelhar.

Afinal, existes cortes que precisam ser marinados por serem muito duros, enquanto outros não necessitam desta técnica pois ficam saborosos por conta próprio.

8 – Grelhar o churrasco em etapas

Normalmente, um churrasco conta com diferentes tipos de carne. Além dos cortes bovinos, muitos churrasqueiros também assam peças de frango e carnes de porco, por exemplo.

No entanto, cada tipo de carne tem seu próprio tempo, já que algumas demoram mais que as outras. Por isso, o ideal é estabelecer uma ordem para o seu churrasco, assando primeiro o frango e as linguiças, por exemplo, e depois partindo para a carne “principal”.

Mas vale lembrar que existem algumas exceções para essa ordem. Uma delas é a costela, que deve começar mais cedo porque demora muito para assar.

Você também pode gostar de ler
Faça o MELHOR CHURRASCO do Brasil seguindo ESTAS DICAS

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.