Tik Tok Resumes lança aplicativo para enviar currículo em forma de vídeo para vagas de emprego

Marina Darie

12/07/2021

É inegável: a rede social da pandemia de covid-19 é o Tik Tok. Ela está disponível em mais de 150 países e tem cerca de 1 bilhão de usuários em todo o mundo. O público é majoritariamente jovem, conhecido como a Geração Z, mas pessoas mais velhas já fizeram o download do aplicativo para ficar de olho nas trends, receitas e, agora, até mesmo para procurar emprego, com a ferramenta Tik Tok Resumes. 

Em tradução livre,Tik Tok Resumes quer dizer “Currículos Tik Tok”. De acordo com a rede social, a ideia de criá-lo surgiu quando muitos usuários começaram a postar conteúdo sobre carreira, com a hashtag #carreeradvice. Agora, esse novo canal deve ser um facilitador para procurar vagas de trabalho e até fazer o recrutamento de pessoas. 

Como funciona o Tik Tok Resumes?

Veja como funciona o Tik Tok Resumes

Tik Tok Resumes é lançado nos Estados Unidos como uma forma de procurar empregos e contratar pessoas. (Imagem: cottonbro / Divulgação)

O Tik Tok Resumes funciona como umsite a parte do aplicativo. Atualmente ele só está disponível nos Estados Unidos. O Tik Tok fez uma parceria com grandes empresas, como Chipotle, Target, WWE, Alo Yoga, Shopify, Contra e Movers+Shakers. 

Dessa forma, essas companhias vão publicar no site vagas de emprego disponíveis. As oportunidades podem ser para cargos de entrada, como atendente, até posições que demandam de mais experiência. 

Para se candidatar às vagas, o usuário do Tik Tok Resumes deve enviar um vídeo gravado pelo aplicativo. A rede social incentiva que esse conteúdo seja criativo para chamar a atenção dos recrutadores. 

Tik Tok Resumes está oficialmente aberto e aceitando vídeos de currículos no Tik Tok. Nós estamos honrados de poder fazer parcerias com algumas das empresas mais admiradas e emergentes do mundo, enquanto nós somos pioneiros em uma nova forma de desempregados mostrarem suas experiências e habilidades, de  forma criativa e autêntica. #CarrerTok (“#CarreiraTok”, em tradução literal) já é uma subcultura próspera da plataforma e nós mal podemos esperar para ver como a comunidade vai abraçar o Tik Tok Resumes e ajudar a ressignificar o recrutamento e a busca por vagas”, afirma Nick Tran, diretor global de Marketing do Tik Tok. 

O vídeo pode ser postado no app, com a hashtag #TikTokResumes ou diretamente no site. Em uma rede social como essa, é possível dizer que quanto mais a publicação viralizar, mais chances de uma contratação!

Como fazer um vídeo criativo para o Tik Tok Resumes?

No Tik Tok, quem manda é a criatividade. Mesmo em uma candidatura para uma vaga de emprego, o usuário precisa fazer um conteúdo descontraído, que chame a atenção dos recrutadores. Lembre-se, o Tik Tok é bem diferente do LinkedIN. Confira algumas dicas:

  • Use trilhas sonoras: elas podem ser as músicas mais bombadas do momento, mas o vídeo fica mais interessante quando uma música chiclete e original é escolhida. Até porque alguns hits viralizaram demais e ninguém aguenta escutar, né?!
  • Coloque legendas: brinque com as fontes e veja quais são os melhores momentos para inserir a legenda. Como os vídeos do Tik Tok são curtos, não adianta enchê-lo de texto. Seja direto, sucinto e não esqueça de revisar os erros de gramática;
  • Faça um vídeo dinâmico: abuse dos cenários, objetos e expressões faciais diferentes. Se fizer sentido, insira fotos e até a possibilidade do “cenário verde”, para colocar imagens de fundo enquanto você fala;
  • Seja você: é fato, influenciadores de sucesso não tentam copiar outras pessoas. Ainda mais no caso de um vídeo para uma vaga de emprego é necessário exaltar as melhores qualidades!

Tik Tok não quer ser um app para crianças

Há alguns anos o Tik Tok já vem fazendo um movimento para atrair diferentes públicos para a plataforma. O Tik Tok Resumes é só mais um exemplo. 

Em 2019, o app lançou o programa TikTok College Ambassadors, ou em português, Embaixadores de Universidades do Tik Tok. 

Tik Tok Resumes é uma extensão natural do nosso programa Tik Tok College Ambassadors, em que nós contratamos centenas de estudantes universitários como nossos representantes de marca dentro do campus. Como muitas pessoas, os estudantes universitários foram impactados pela pandemia e mostrando resiliência e otimismo, que são muito inspiradores!”, explicou a gerente de marketing do Tik Tok, Kayla Dixon

A ideia era incentivar universitários a baixarem o aplicativo em troca de prêmios, pizza ou vales presente. 

Fontes: TecMundo e Tik Tok

Marina Darie
Escrito por

Marina Darie

Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!