Como usar estes 7 documentos para aumentar a sua aposentadoria
Existem documentos que ajudam a aumentar sua aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), caso realmente tenha direito a um valor maior.
Muitas vezes, as informações sobre contribuições podem estar desatualizadas no INSS, com valores menores, o que pode prejudicar a aposentadoria, recebendo menos do que deveria.
Em situações assim, basta que o segurado solicite a revisão da aposentadoria ao INSS e comprove que contribuiu mais. A apresentação de documentos também pode ser feita durante o pedido de aposentadoria, pedindo um recálculo dos valores.
Mas, quais são os documentos que ajudam a aumentar sua aposentadoria? A seguir, listamos os 7 principais. Continue a leitura e confira quais são!
7 documentos que aumentam sua aposentadoria
A seguir, você confere uma lista com os 7 documentos que lhe ajudam a comprovar que tem direito a uma aposentadoria maior que a estabelecida inicialmente pelo INSS. Confira quais são:
Ficha financeira da empresa
Trata-se de um documento contábil que comprova os valores que a empresa gastou com remuneração de seus funcionários, incluindo repasses para o INSS. Para obtê-la, solicite-a à empresa em que atuou. Vale lembrar que o documento deve estar assinado pelo empregador para ter validade.
CTPS
A CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) deve estar com registros de todos os salários atualizados para funcionar como comprovante para o INSS. Além disso, as alterações de valores devem estar anotadas e assinadas pelo empregador.
Existe a possibilidade de apresentar tanto a carteira profissional física como a Carteira de Trabalho Digital, versão obtida por meio de aplicativo. Somente verifique se os registros digitais realmente estão atualizados.
Holerite
O holerite é um documento válido e aceito pelo INSS porque detalha tudo o que o trabalhador recebeu e teve de desconto em seu salário, incluindo contribuições para a previdência social.
Mas, como obter o holerite? Sempre junto ao empregador, que deve disponibilizá-lo mensalmente aos seus funcionários. Caso não tenha mais o documento, é possível solicitá-lo à empresa onde atuou.
Contrato de trabalho temporário
Quando se está em um contrato de trabalho temporário, não há registro em carteira. Portanto, o contrato funciona como um comprovante formal para o INSS, podendo confirmar quanto recebeu.
Extrato de FGTS
O extrato de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é válido para o trabalhador contratado pelo regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Dá para obtê-lo junto à Caixa Econômica Federal, que é onde o empregador deposita o valor do benefício. Veja, a seguir, um passo a passo para emitir o extrato FGTS:
- Acesse a página de consulta e emissão do extrato FGTS, no site da Caixa;
- Informe seu CPF, NIS ou e-mail e senha, caso já tenha conta. Se não tiver, clique em “cadastrar / esqueci senha” e siga as orientações dadas na página;
- Marque a caixa de recaptcha;
- Clique em “acessar”;
- Selecione “FGTS”, item disponível no menu superior;
- Clique em “extrato completo”.
Caged
O Caged é o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, que comprova o tempo de serviço para aposentadoria. Esse documento pode ser obtido no site do Ministério do Trabalho, conforme passo a passo a seguir:
- Acesse a página de serviços do Caged;
- Clique em “iniciar”;
- Informe seu CPF e clique em “avançar”, se já tiver senha. Caso não tenha, clique em “crie sua conta gov.br” e siga as orientações dadas na página;
- Informe sua senha e clique em “entrar”;
- Finalize o serviço seguindo as orientações do site.
Rais
A Rais é a Relação Anual de Informações Sociais, que é um documento que comprova o tempo de serviço para solicitação de aposentadoria e concessão de outros benefícios como o abono salarial.
O documento pode ser solicitado no site do Ministério do Trabalho, de acordo com o passo a passo abaixo:
- Acesse o serviço de emissão de Rais;
- Clique em “iniciar”;
- Informe seu CPF e clique “avançar”;
- Digite sua senha e clique em “entrar”;
- Siga as orientações dadas na página para usar o serviço.
Como fazer a revisão da aposentadoria?
Reúna todos os documentos que puder e compare os valores com o CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), que pode ser obtido no Meu INSS.
Caso encontre alguma divergência, com contribuições omitidas no CNIS ou em menor valor, acesse o Meu INSS, o serviço de solicitações e peça uma revisão. Se preferir, também dá para iniciar o processo por meio do telefone 135.